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Em quem Deus pensou quando fez o sábado?

Postado em 23 de setembro de 2022 por Marcio Redondo

Imagem: "Judeus orando no Muro das Lamentações"
Judeus orando no Muro das Lamentações
RESUMO
  • Jesus declarou que “o sábado foi estabelecido por causa do homem” (Marcos 2.27). O adventismo ensina que nesse versículo “homem” significa toda a humanidade. Será que é assim mesmo? Em quem Deus pensou quando fez o sábado?
  • Para responder à pergunta, é preciso considerar cinco fatos:
    • Na Bíblia a palavra “homem” é usada com vários sentidos.
    • O profeta Ezequiel usa a palavra “homem” para designar os “israelitas em geral” num contexto que inclui a guarda do sábado.
    • Os Dez Mandamentos são o texto da aliança que Deus fez com os israelitas.
    • O contexto de Marcos 2 é judaico.
    • Para os judeus da época de Jesus, os gentios estavam proibidos de guardar o sábado.
  • Quando se consideram todos esses cinco fatos, a conclusão mais natural é que o sábado foi criado por causa daqueles com quem Deus fez aliança.
  • Três perguntas para reflexão. Terceira pergunta: Quais os pontos fracos do argumento adventista?

Em quem Deus pensou quando fez o sábado?

Para justificar sua existência, um dos versículos bíblicos usados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia é Marcos 2.27: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. O adventismo defende que Jesus está se referindo a todo e qualquer homem. Nesse caso, o sábado teria sido criado para todo ser humano e, em consequência, todo ser humano teria a obrigação de guardar o sábado. Mas será que é isso mesmo? Afinal, em quem Deus pensou quando fez o sábado?

Não é tão difícil responder a essa pergunta. É preciso analisar cinco fatos.

1) A palavra “homem” tem vários sentidos

Alguns desses sentidos são:

  1. ser humano: “o homem é um animal racional”;
  2. indivíduo do sexo masculino: “ele queria que o primeiro filho fosse homem”;
  3. indivíduo do sexo masculino na idade adulta: “meu filho já é homem”;
  4. marido: “este é o meu homem”.

Em grego, a língua em que o Novo Testamento foi escrito, não é diferente. A palavra grega anthrōpos, justamente a palavra usada em Marcos 2.27 e que é traduzida por “homem”, tem inúmeras conotações, inclusive:

  1. pessoa, ser humano: “A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem [anthrōpos]” (João 16.21).
  2. certo homem, um ser humano específico: “Vinde comigo e vede um homem [anthrōpos] que me disse tudo quanto tenho feito” (João 4.29).
  3. marido: “Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem [anthrōpos] relativamente à sua mulher, não convém casar” (Mateus 19.10).
  4. sujeito, pessoa, amigo, cara, quando alguém se dirige a outra pessoa, mas não sabe ou não quer dizer o nome da pessoa: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem [anthrōpos], estão perdoados os teus pecados” (Lucas 5.20).
  5. ser interior: “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem [anthrōpos]” (Romanos 6.6).
  6. morador de Jerusalém: “Porque assim diz o SENHOR Deus: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens [hebraico ‎אָדָם = grego anthrōpos] e animais?” (Ezequiel 14.21).
  7. israelita: “O homem [hebraico ‎אָדָם = grego anthrōpos] que tiver na sua pele inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e isto nela se tornar como praga de lepra, será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes” (Levítico 13.2).

Os dois últimos versículos estão no Velho Testamento, ou seja, foram escritos em hebraico, mas a Septuaginta, a mais antiga tradução em grego do Velho Testamento, traduz a palavra por anthrōpos. Nessas duas passagens do Velho Testamento, tanto no original hebraico quanto na tradução grega, a palavra “homem” está no singular, exatamente como acontece em Marcos 2.27.

A palavra anthrōpos tem tantos sentidos diferentes que é preciso bastante atenção e cuidado na hora de determinar qual desses sentido é o correto na frase “O sábado foi estabelecido por causa do homem [anthrōpos]”.

2) Alguns versículos de Levítico 18, Neemias 9 e Ezequiel 20

O segundo fato responde a uma pergunta: e onde entra o sábado nessa história?

Três passagens bíblicas nos ajudam a identificar o sentido de anthrōpos em Marcos 2.27.

“Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem [‎אָדָם = anthrōpos] viverá por eles. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 18.5).

Levítico 18.5 é um texto importante na Bíblia, tanto é que é citado em Neemias e em Ezequiel:

“Testemunhaste contra eles, para que voltassem à tua lei; porém eles se houveram soberbamente e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelo cumprimento dos quais o homem [‎אָדָם = anthrōpos] viverá; obstinadamente deram de ombros, endureceram a cerviz e não quiseram ouvir.” (Neemias 9.29)

“Dei-lhes os meus estatutos e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem [‎אָדָם = anthrōpos], viverá por eles. … Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem [‎אָדָם = anthrōpos], viverá por eles. … Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem [‎אָדָם = anthrōpos], viverá por eles; antes, profanaram os meus sábados.” (Ezequiel 20.11,13,21)

Diante dessas três passagens surge a pergunta inicial: quem é o homem que viverá mediante o cumprimento dos estatutos e dos juízos do Senhor?

A resposta é óbvia. Está ali em Ezequiel 20.11: é aquele a quem Deus deu seus estatutos e juízos, em outras palavras, é o homem israelita.

E onde entra o sábado nessa história?

Ezequiel 20.21 responde a essa segunda pergunta:

“Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; antes, profanaram os meus sábados.”

Repare que os estatutos e juízos divinos incluem o sábado. Por isso, o homem que tem condições de cumprir os estatutos e juízos, inclusive o sábado, é aquele que recebeu de Deus essa instrução.

3) Os Dez Mandamentos são a velha aliança

Este é o terceiro fato que precisamos considerar: os Dez Mandamentos são a velha aliança. Ou podemos inverter: a velha aliança são os Dez Mandamentos. Dá na mesma. Bastam duas passagens bíblicas para deixar isso bem claro:

“Então, o SENHOR vos anunciou a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” (Deuteronômio 4.13)

“E, ali, Moisés esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras.” (Êxodo 34.28)

Para os judeus, velha aliança = Dez Mandamentos. E também para eles o sinal da velha aliança, dos Dez Mandamentos, é o sábado:

“Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” (Êxodo 31.13)

Isso é confirmado por Neemias 9.14:

“O teu santo sábado lhes fizeste conhecer; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés, teu servo, lhes mandaste.”

(Meu estudo Neemias 9.14: uma pedra no sapato adventista trata detalhadamente dessa última passagem.)

4) O contexto judaico de Marcos 2

O quarto fato a se levar em conta é que o contexto todo de Marcos 2 é judaico.

“Tudo que está sendo tratado ali é estritamente judaico. Líderes judeus (os fariseus) questionaram um rabino judeu (Jesus) sobre o comportamento de cidadãos judeus (os discípulos de Jesus) que haviam violado a lei judaica (a lei do sábado). Diante disso Jesus defendeu os discípulos e, para isso, citou personagens da história judaica (Davi, seus seguidores e os sacerdotes) e isenta de culpa as coisas que essas personagens fizeram com instituições judaicas (o templo, o Pão da Presença e o sábado).”1

A conversa entre Jesus e os líderes fariseus girou em torno apenas de questões judaicas. Esse é mais um motivo para ver que Jesus não ensinou que a guarda do sábado também era para os gentios.

5) O sábado é exclusivo dos judeus

Nosso quinto e último fato é que, para os judeus da época de Jesus, os gentios não tinham a obrigação de guardar o sábado. Pelo contrário, os judeus consideravam que os gentios estavam proibidos de guardar o sábado!

Rabá de Deuteronômio é uma obra escrita por rabinos judeus e que reflete o que pensavam os judeus da época de Jesus. Ali está escrito que

“um não judeu que observa o sábado enquanto não se circuncidou torna-se passível da pena de morte. Por quê? Porque os não judeus não receberam a ordem de guardá-lo. … O sábado é uma reunião entre Israel e Deus, conforme está escrito: ‘É um sinal entre mim e os filhos de Israel’ (Êxodo 31.17). Por esse motivo, qualquer não judeu que, sem estar circuncidado, se lança no meio deles é passível da pena de morte. … Os gentios não receberam a ordem de guardar o sábado.”2

Outro texto judaico antiquíssimo é o tratado Sanhedrin, do Talmude da Babilônia. O Talmude é uma coleção de interpretações rabínicas muito antigas do Velho Testamento. Preciso explicar que estudiosos judeus que viveram entre os séculos terceiro e sexto da era cristã queriam preservar aquelas interpretações para que elas não se perdessem. Então as registraram no Talmude.

Pois bem, de acordo com Sanhedrin 58b o sábio judeu Shimon ben Lakish, que viveu por volta de 200 a 275 d.C.), disse o seguinte:

“um gentio que guarda um dia de descanso merece a morte”.3

São palavras chocantes. Mas era exatamente esse o ensino de rabinos judeus de épocas passadas, inclusive do tempo de Jesus.4

Em outras palavras, o sábado era exclusivo dos judeus. Não era para os gentios.

Então, precisamos levar em conta que é para líderes judeus que pensavam dessa maneira que Jesus disse que “o sábado não foi feito por causa do homem”. É claro que, para eles, Jesus quis dizer que o sábado não foi feito para os judeus. Caso contrário, Jesus teria deixado claro que a guarda do sábado seria obrigatória até para os gentios.

Conclusão

Entre os vários possíveis sentidos da palavra anthrōpos, o que mais naturalmente se harmoniza com Marcos 2.27 é o de “israelita” ou “judeu”. O argumento é:

  1. Esse é um dos possíveis sentidos encontrados na Bíblia.
  2. Ezequiel 20.11 usa antrōpos para indicar aqueles que tinham obrigação de obedecer ao sábado, a saber, os israelitas.
  3. O sábado é o sinal da velha aliança que Deus fez com os israelitas. Foi uma bênção concedida àqueles que estavam em aliança com Deus.
  4. O contexto todo de Marcos 2 é judaico. Não há nenhuma base para supor que Jesus estivesse incluindo gentios em sua declaração.
  5. Para os judeus da época de Jesus, o sábado era exclusivo dos judeus. Se Jesus pensasse diferente, teria deixado isso claro.

Quando se consideram todos esses cinco fatos, o sentido de Marcos 2.27 fica óbvio: o sábado não existe por causa da humanidade, mas apenas daqueles com quem Deus fez aliança, isto é, dos judeus.

Parafraseando a passagem, “o sábado foi criado por causa daqueles com quem Deus fez aliança; o povo israelita, com quem Deus estabeleceu sua aliança, não foi criado por causa do sábado” (Marcos 2.27).

Com essas palavras, Jesus colocou o sábado no seu devido lugar.

Para refletir

  1. Qual o argumento dos judeus para os gentios não deverem guardar o sábado?
  2. Como o contexto exclusivamente judaico de Marcos 2 ajuda a entender o versículo 27?
  3. Qual o ponto fraco do argumento adventista?
NOTAS
1. Elce-Junior Lauriston, Hiding in plain sight: the false doctrines of Seventh-day Adventistm, vol. 2 (Montego Bay: edição do autor, 2022), p. 148.

2. C. Mervyn Maxwell; P. Gerard Damsteegt, orgs., Source book for the history of Sabbath and Sunday (Berrien Springs: Seventh-day Adventist Theological Seminary, 1992), p. 75. Citado em Elce-Junior Lauriston, Hiding in plain sight, vol. 2, p. 149.

3. Babylonian Talmud: Tractate Sanhedrin. Disponível em https://halakhah.com/sanhedrin/sanhedrin_58.html; acesso em 23 set. 2022.

4. Ainda hoje judeus praticantes pensam dessa maneira.
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Categoria da postagem: sábado Etiquetas: sábado, Marcos 2.27, homem

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