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O apagão do sábado no Novo Testamento

Postado em 14 de maio de 2021 por Marcio Redondo

Imagem do texto: "O apagão do sábado no Novo Testamento"
As “obras da carne” (na língua grega), uma das várias listas de pecado no Novo Testamento
RESUMO
  • No Novo Testamento não existe ordem de guardar o sábado e, além disso, a quebra do sábado não aparece em nenhuma das várias listas de pecados encontradas ali.
  • Ellen White reconheceu que o Novo Testamento não ensina a guardar o sábado.
  • Mas ela não percebeu que a quebra do sábado não é mencionada nem uma única vez nas mais de 24 listas de pecado.
  • Análise de 7 listas que não mencionam a quebra do sábado:
    1. Marcos 7.21-22 (lista de 13 pecados)
    2. Romanos 1.29-31 (20 pecados)
    3. Gálatas 5.19-21 (15 pecados)
    4. 1Timóteo 1.9-10 (11 pecados)
    5. 2Timóteo 3.1-4 (18 pecados)
    6. Apocalipse 21.8 (7 pecados)
    7. Apocalipse 22.15 (6 pecados)
  • Relação de outras 17 listas de pecados.
  • Quatro perguntas para reflexão. A última pergunta: Por que a quebra do sábado não é mencionada em nenhuma das listas de pecados?

O apagão geral do sábado no Novo Testamento1

Deus deu os Dez Mandamentos para o povo de Israel; o quarto mandamento determinava que os israelitas descansassem no sétimo dia. As pessoas deviam trabalhar seis dias e descansar um. Esses mandamentos, inclusive o do sábado, foram dados no Velho Testamento. Mas no Novo Testamento o que vemos é um apagão geral do sábado.

Esse apagão geral fica óbvio em dois detalhes:

  1. O mandamento de guardar o sábado não aparece nem uma só vez no Novo Testamento;
  2. A quebra do sábado não aparece nem uma só vez nas inúmeras listas de pecados encontradas no Novo Testamento! Geralmente as pessoas não reparam neste segundo detalhe, mas ele é tão importante ou talvez até mais importante que o primeiro.

O sábado no Velho Testamento

No Velho Testamento vemos as duas faces da mesma moeda:

  1. ordenava-se a guarda do sábado e
  2. condenava-se a quebra do sábado.2

A ordem para guardar é clara. Está lá em Êxodo 20.8-11 e em Deuteronômio 5.12-15. A condenação é igualmente clara:

“qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá” (Êxodo 31.15).

Mas no Novo Testamento não encontramos nenhuma ordem para guardar o sábado, como também não encontramos nenhuma condenação para sua quebra!

O apagão do sábado nos mandamentos

Nenhum versículo do Novo Testamento ensina que devemos guardar o sábado. Até mesmo a profetisa adventista Ellen White admitiu isso:

“O Novo Testamento não torna a decretar a lei … do sábado.”3

Com essas poucas palavras a Ellen simplesmente confirma o apagão do sábado no Novo Testamento.

O apagão do sábado nas listas de pecados

Os leitores mais atentos da Bíblia já devem ter notado que o Velho Testamento censura duramente a quebra do sábado e que Mas parece que a Ellen não percebeu outro detalhe importante: nenhuma das listas de pecados encontradas no Novo Testamento condena a quebra do sábado! E olhe que são pelo menos 24 dessas listas!

Em outras palavras, o Novo Testamento não determina a guarda do sábado nem muito menos condena quem não guarda esse dia! Em outras palavras, o apagão do sábado no Novo Testamento é ainda maior: é total.

Veja abaixo algumas das inúmeras listas de pecados.

Marcos 7.21-22

Foi o próprio Senhor Jesus quem apresentou esta lista com 13 pecados:

“a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.”

Repare que Jesus não menciona a quebra do sábado!

Romanos 1.29-31

“cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.”

Essa é a mais longa das listas. São 20 pecados no total, e nenhum deles é a quebra do sábado!

Gálatas 5.19-21

“prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas.”

Essa é a lista de “obras da carne”. Com 15 pecados, essa é talvez a mais conhecida das listas de pecados, mas a quebra do sábado não está na lista!

1Timóteo 1.9-10

“transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina.”

Aqui temos 11 pecados relacionados, mas, de novo, a quebra do sábado não é mencionada!

2Timóteo 3.1-4

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.”

Essa é uma lista longa. São 18 pecados. Aliás, o apóstolo Paulo está dizendo que esses pecados ocorreriam nos últimos dias. Pare para pensar por um instante: será que esses 18 pecados não são característicos da época em que vivemos?

Mas Paulo não menciona que nos últimos dias haveria a quebra do sábado. Se o sábado é tão importante, especialmente no tempo do fim, é curioso que sua quebra não seja mencionada nem uma única vez!

Apocalipse 21.8

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

Aqui temos 7 pecados que levarão as pessoas a serem lançadas no lago de fogo. Mas a quebra do sábado não aparece em primeiro lugar na lista de pecados, aliás, nem mesmo é mencionada!

Será que o sábado é assim tão importante?

Apocalipse 22.15

“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

A última lista bíblica de pecados indica 6 tipos de pecadores que ficarão de fora da Nova Jerusalém, mas os que quebram o Sábado não são os primeiros a serem mencionados. Na verdade, nem mesmo são mencionados!

Outra listas

Existem ainda várias outras listas de pecados no Novo Testamento:

  1. Mateus 15.19 (7 pecados)
  2. 1Coríntios 5.11 (6 pecados)
  3. 1Coríntios 6.10 (10 pecados)
  4. 2Coríntios 12.20-21 (11 pecados)
  5. 1Pedro 2.1 (4 pecados)
  6. Apocalipse 9.20-21 (6 pecados)

Em nenhuma das 6 listas acima aparece a quebra do sábado.

E, concluindo, nos textos a seguir há um contraste entre listas de pecados e listas de virtudes:

  1. Romanos 12.9-21 (8 pecados)
  2. Romanos 13.9-13 (10 pecados)
  3. 1Coríntios 13.4-6 (8 pecados)
  4. Efésios 4.25-31 (10 pecados)
  5. Efésios 5.3-6 (12 pecados)
  6. Colossenses 3.5-9 (12 pecados)
  7. 1Tessalonicenses 5.15-22 (4 pecados)
  8. 1Timóteo 6.4-10 (13 pecados)
  9. Tito 1.6-7 (7 pecados)
  10. Tito 3.3 (8 pecados)
  11. Tiago 3.14–4.4 (16 pecados)

Nessas 11 listas de pecados a quebra do sábado também não aparece nem uma só vez.

Alegação adventista

Como no Novo Testamento não existe mandamento ordenando a guarda do sábado e como nenhuma lista de pecados menciona a quebra do sábado, só resta aos adventistas usar alguma outra referência a esse dia para tentar provar que ele continua válido.

“Mas o livro de Atos mostra que os cristãos guardavam o sábado”

Um dos argumentos adventista é que, de acordo com o livro de Atos dos Apóstolos, os primeiros cristãos guardavam, sim, o sábado. Será mesmo? Vejamos.

Atos 13.14:

“Mas eles [Paulo e seus companheiros], atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.”

Acontece que os versículos bíblicos seguintes mostram o que Paulo foi fazer na sinagoga naquele sábado: evangelizar os judeus. A sinagoga era o melhor lugar para um judeu como Paulo evangelizar outro judeu. É o que lemos em Atos 13.16-41. Para sua conveniência, o texto da fala de Paulo está na nota de rodapé.4

Atos 13.27:

“Pois os que habitavam em Jerusalém e as suas autoridades, não conhecendo Jesus nem os ensinos dos profetas que se leem todos os sábados, quando o condenaram, cumpriram as profecias.”

Note que Paulo está falando de pessoas sem Jesus que, aos sábados, estudam os profetas do Velho Testamento. Em outras palavras, Paulo, que está se referindo a judeus incrédulos, não a cristãos guardam o sábado.

Atos 13.42-44:

“Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. … despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.”

Sabemos que os prosélitos piedosos eram gentios que agora seguiam o judaísmo. A referência a judeus e a prosélitos reunidos na sinagoga mostra que aquela tinha sido uma reunião religiosa dos judeus, não um culto cristão. Ou seja, de novo é referência ao costume judaico de se reunirem no sábado nas suas sinagogas.

Atos 15.21:

“Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.”

Veja bem: é Moisés — e não Jesus — quem é pregado nas sinagogas. E por que aos sábados? A resposta simples e clara é: esse era o dia que os judeus guardavam, em obediência à velha aliança.

Atos 17.1-3:

“Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, [Paulo e seus companheiros] chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.”

O texto bíblico não diz que Paulo tinha o costume de adorar no sábado ou de guardar o sábado. O costume do apóstolo era outro: era de natureza evangelística. Ele ia às sinagogas aos sábados para procurar os judeus para evangelizá-los.

Atos 18.4:

“E todos os sábados [Paulo] discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.”

Aqui também Paulo vai a uma sinagoga com o objetivo de persuadir judeus, isto é, convencê-los de que Jesus era o Cristo. Por frequentarem a sinagoga, é bem provável que aqui os gregos mencionados não eram gentios comuns, mas prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo) ou pessoas tementes a Deus (pessoas que seguiam o judaísmo, mas não haviam se tornado formalmente judias).

Conclusão

Jesus e seus discípulos citaram muitos dos dez mandamentos, mas nunca citaram o quarto mandamento. Eles também condenaram muitos pecados, mas nunca condenaram a quebra do sábado.

Você não acha revelador que o Novo Testamento nunca ensine a guarda do sábado e que, em todas as listas de pecados, nunca mencione a quebra do mandamento do sábado?

Para refletir

  1. Por que, conforme a própria Ellen White admite, o Novo Testamento não ensina a guarda do sábado?
  2. Que tipos de pecado aparecem nas listas de pecados?
  3. Por que a quebra do sábado não é mencionada em nenhuma das listas de pecados?
  4. Se, como ensina a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o sábado é tão importante, o que explicaria esse apagão do sábado no Novo Testamento?
NOTAS
1. Adaptado de uma postagem feita pela irmã Margie Littell, uma ex-adventista, em https://www.facebook.com/groups/1483121858662085/permalink/2518327161808211/, acesso em 11 mai. 2021. Atualizado em 17 mai. 2021.

2. Foi o amigo Guilherme Rosa do Nascimento quem chamou minha atenção para o fato de que o Velho Testamento “não deixava passar em branco a transgressão do sábado”.

3. Original: “The New Testament does not reenact the law … of the Sabbath” (Counsels on stewardship, p. 66 [Conselhos sobre mordomia, p. 40]). A frase completa é “The New Testament does not reenact the law of the tithe, as it does not that of the Sabbath”, isto é, “O Novo Testamento não torna a decretar a lei do dízimo como também não torna a decretar a lei do sábado”.

4. Este é o sermão que Paulo pregou com o objetivo de mostrar aos judeus de Antioquia da Pisídia que Jesus era o Messias: “Paulo, levantando-se e fazendo com a mão sinal de silêncio, disse: Varões israelitas e vós outros que também temeis a Deus, ouvi. 17O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo durante sua peregrinação na terra do Egito, donde os tirou com braço poderoso; 18e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto; 19e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança, 20vencidos cerca de quatrocentos e cinqüenta anos. Depois disto, lhes deu juízes, até o profeta Samuel. 21Então, eles pediram um rei, e Deus lhes deparou Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto pelo espaço de quarenta anos. 22E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. 23Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus, 24havendo João, primeiro, pregado a todo o povo de Israel, antes da manifestação dele, batismo de arrependimento. 25Mas, ao completar João a sua carreira, dizia: Não sou quem supondes; mas após mim vem aquele de cujos pés não sou digno de desatar as sandálias. 26Irmãos, descendência de Abraão e vós outros os que temeis a Deus, a nós nos foi enviada a palavra desta salvação. 27Pois os que habitavam em Jerusalém e as suas autoridades, não conhecendo Jesus nem os ensinos dos profetas que se lêem todos os sábados, quando o condenaram, cumpriram as profecias; 28e, embora não achassem nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. 29Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; 31e foi visto muitos dias pelos que, com ele, subiram da Galiléia para Jerusalém, os quais são agora as suas testemunhas perante o povo. 32Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, 33como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. 34E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse: E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi. 35Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. 36Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. 37Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção. 38Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés. 40Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas: 41Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar” (Atos 13.16-41).
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Categoria da postagem: sábado Etiquetas: Ellen White, sábado, Novo Testamento, listas de pecados

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