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O sábado não é lei moral!

Postado em 25 de julho de 2020 por Marcio Redondo

Imagem do texto: "Provas de que o sábado não é lei moral"
RESUMO
  • Os israelitas tinham uma única lei, a chamada lei de Moisés, que, para ser melhor entendida, pode ser dividida em leis morais, leis civis e leis cerimoniais. Mas a Bíblia não faz essa distinção.
  • Leis morais seriam aquelas que apresentam um padrão absoluto de justiça e não admitem exceção.
  • Havia leis morais fora dos Dez Mandamentos, especialmente os dois grandes mandamentos citados por Jesus.
  • Leis civis seriam aquelas que organizam a vida em sociedade.
  • Leis cerimoniais eram aquelas que expressavam visivelmente o relacionamento com Deus e apontavam para o Messias.
  • Jesus é o cumprimento as leis cerimoniais.
  • As leis morais têm precedência sobre as cerimoniais.
  • O sábado é uma lei cerimonial que se cumpriu em Cristo.
  • Perguntas para refletir. Uma delas: Qual a implicação do sábado não ser uma lei moral?

Leis morais, leis cerimoniais e leis civis

Quando Deus deu suas leis aos israelitas, todas elas — morais, civis, cerimoniais — tinham de ser seguidas. Nesse sentido não havia diferença entre elas. Os israelitas tinham de obedecer a todas. Por outro lado, entender as diferenças entre essas leis permite ver que o sábado não é, nem nunca foi, uma lei moral!

Para os cristãos, distinguir os três tipos de leis israelitas é prático e útil para ajudar a entender a natureza daquelas leis e também eventualmente extrair ensinos úteis que possam nos ajudar na vida cristã.

Leis morais

Vamos definir lei moral:

É um padrão justo e absoluto que não admite nenhuma exceção.

Em outras palavras, as leis morais valem para toda a humanidade em todos as épocas e em todos os lugares.

Dois exemplos de lei moral são “não matarás” e “não adulterarás”, que fazem parte dos Dez Mandamentos.1

Examinemos agora o mandamento “não adulterarás”. Ele estabelece que ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de trair o marido ou a mulher e ter relações sexuais com outra pessoa. Esse mandamento não admite exceção.

Você talvez vá me dizer: “Tudo bem quanto à proibição de adulterar. Mas como fica o mandamento ‘não matarás’? É que lá na Bíblia existe ordem para matar quem comete adultério!”2

A resposta é simples. Não era a esposa traída ou o marido traído quem matava. Havia todo um processo legal de julgamento. Era a sociedade que julgava e que, com autoridade dada por Deus, condenava à morte. Não era uma pessoa que decidia a morte do casal adúltero, mas o povo de Deus, agindo em nome de Deus.

Então “não matarás” significa que ninguém tem, sozinho e por conta própria, o direito de tirar a vida de alguém.

Leis morais fora dos Dez Mandamentos

Mas é muito importante lembrar que existem várias leis morais fora dos Dez Mandamentos. Por exemplo, os dois mandamentos que Jesus considerou os mais importantes de todos não fazem parte dos Dez. O Evangelho de Mateus conta que certa vez alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou qual era o grande mandamento na Lei. A resposta de Jesus foi:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.

O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mateus 22.36-40)

O mandamento mais importante fica em Deuteronômio 6.5; o segundo mais importante, em Levítico 19.18. Ou seja, nenhum dos dois faz parte dos Dez Mandamentos.

E seguem três exemplos de outras leis morais fora dos Dez Mandamentos:

  • não reter salário do empregado (“a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã”; Levítico 19.13)
  • não fofocar (“não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo”; Levítico 19.16)
  • proibição de ter relação sexual com animal (“não te deitarás com animal”; Levítico 18.23)

Leis civis

As leis civis são aquelas leis que organizam a vida em sociedade. Cada sociedade tem suas próprias leis sobre os mais variados assuntos.

É o caso, nos dias de hoje, das leis de trânsito. Cada país tem suas próprias leis de trânsito. No Brasil a carteira de habilitação precisa ser renovada a cada cinco anos; na Inglaterra ela vale até a pessoa completar 70 anos! As leis variam de um país para outro, mas o objetivo comum de todas elas é de natureza moral: evitar acidentes e mortes.

No caso dos israelitas, algumas de suas leis civis eram:

  • proibição de cobrar juros em empréstimos (Êxodo 22.25)
  • como agir na guerra (Deuteronômio 20)
  • o que fazer no caso de encontrar um boi extraviado (Deuteronômio 22.1-2)
  • como devia ser o processo de julgamento de algum crime (Levítico 19.15; Deuteronômio 19.15)
  • como agir quando alguém prestasse falso testemunho num julgamento (Deuteronômio 19.16-20)
  • como tratar pessoas estrangeiras (Levítico 19.33-34)
  • o que fazer com a herança do homem que morresse e não deixasse filhos mas apenas filhas (Números 27.1-11)

Conforme se vê, as leis civis são geralmente baseadas nas leis morais, mas aplicadas a uma sociedade específica.

Leis cerimoniais

As leis cerimoniais, que talvez pudéssemos também chamar de leis religiosas, eram leis que expressavam visivelmente o relacionamento dos israelitas com Deus e de alguma maneira apontavam para o Messias.

Exemplos:

  • a circuncisão (Levítico 12.3)
  • os sacrifícios diários do Velho Testamento (Êxodo 29.38-42; Números 28.3-8)
  • a festa da Páscoa (Êxodo 12.2-11; Números 9.2-5; Deuteronômio 16:1-7)
  • a festa das Primícias (Êxodo 34.22; Levítico 23.10-21)

Vamos lembrar que as leis morais valem para toda a humanidade em todos as épocas e em todos os lugares; já as leis cerimoniais do Velho Testamento valiam apenas para os israelitas antes de Cristo.

Jesus Cristo cumpriu as leis cerimoniais

Conforme veremos a seguir, aquelas leis cerimoniais se cumpriram em Cristo.

No caso da circuncisão, por exemplo, o apóstolo Paulo diz que os cristãos foram circuncidados não exteriormente, não na carne, mas no coração:

“Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo.” (Colossenses 2.11).

“Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” (Filipenses 3.3)

A morte de Jesus na cruz é o sacrifício que agrada a Deus e foi simbolizado pelos sacrifícios do Velho Testamento:

Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus. (Hebreus 9.11-12)

Sobre a festa da Páscoa, lemos que Jesus é o verdadeiro cordeiro da Páscoa: “Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1Coríntios 5.7).

E Jesus é o cumprimento da festa das Primícias, pois ressuscitou justamente no dia da festa das Primícias. (Para saber mais a respeito, leia a postagem Novo Testamento: Jesus é adorado no domingo.)

A precedência da lei moral sobre a cerimonial

Vamos recapitular: as leis morais valem para toda a humanidade em todos as épocas e em todos os lugares; já as leis cerimoniais do Velho Testamento valiam apenas para os israelitas antes de Cristo.

Isso significa que a lei moral é mais importante do que a lei cerimonial. É ponto pacífico. Aqui vale a pena a gente ler duas passagens bíblicas:

Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. (Oseias 6.6)

Exercitar justiça e retidão é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício. (Provérbios 21.3)

Fica bem claro que, para Deus, sacrifícios e holocaustos, que eram leis cerimoniais, ficavam em segundo plano. O que ele queria era misericórdia, justiça e retidão, que são atitudes e atos morais.

Sábado: uma lei cerimonial — a lógica

E o sábado é lei cerimonial da mesma maneira que a circuncisão e os sacrifícios também eram leis cerimoniais.

A lógica é simples:

premissa conforme vimos acima, as leis morais têm precedência (prioridade) sobre as leis cerimoniais.

Lei da circuncisão mais importante do que a lei do sábado

E a Bíblia diz que a circuncisão tinha de ser feita no oitavo dia de vida do menino israelita, mesmo que esse dia caísse no sábado:

O homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada. (João 7.23)

Leis sobre sacrifícios mais importantes do que a lei do sábado

E os sacrifícios, uma lei cerimonial, tinham de ser realizados todos os dias, até mesmo aos sábados:

No dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano. (Números 28.9)

Sábado: lei cerimonial menos importante do que outras leis cerimoniais

Se leis cerimoniais da circuncisão e dos sacrifícios eram mais importantes do que a lei do sábado, a implicação é clara: o sábado era menos importante do que aquelas leis cerimoniais, logo o sábado só podia ser lei mais uma cerimonial.

O sábado é uma lei cerimonial menos importante até mesmo do que a circuncisão e os sacrifícios, pois era possível violar o sábado, mas não era possível adiar a circuncisão nem os sacrifícios para o dia seguinte.

Sábado: lei cerimonial que se cumpriu em Cristo

O sábado é uma lei cerimonial que se cumpriu em Cristo. Uma passagem bíblica vai nos ajudar a entender isso:

Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir. (Colossenses 2.16-17)

O apóstolo Paulo menciona “dia de festa, ou lua nova, ou sábados”, que correspondem às festas anuais, às festas mensais e aos sábados semanais. Para Paulo todos esses dias, inclusive os sábados, eram “sombra das coisas que haviam de vir”, a saber, Jesus Cristo. No nosso caso específico, o sábado apontava para o descanso que os crentes têm em Cristo:

Aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. (Hebreus 4.10-11)

Conclusão? O sábado é apenas uma comemoração cerimonial que apontava para o descanso que seria proporcionado pela morte e ressurreição de Cristo.

Para refletir

  1. Qual a diferença entre lei moral, lei civil e lei cerimonial.
  2. Dê exemplo de duas leis morais, duas leis cerimoniais e duas leis civis.
  3. Qual a implicação do sábado não ser uma lei moral?
NOTAS
1. Os Dez Mandamentos aparecem em duas versões: Êxodo 20.1-17 e Deuteronômio 5.6-21.

2. “Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel” (Deuteronômio 22.19).
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Categoria da postagem: sábado Etiquetas: sábado, leis cerimoniais, leis morais, leis civis

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