
RESUMO |
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Será verdade essa história de uma Bíblia adulterada pelos adventistas? Bem, tire você mesmo suas conclusões. Para isso, convido você a examinar essa estranha tradução publicada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Estranho, muito estranho1
Judas, versículo 9:
Em contraste com esses homens ímpios está o Senhor Jesus, também chamado de arcanjo Miguel, pois ele está acima de todo o exército celeste. Quando Satanás o contestou porque queria ressuscitar Moisés, ele não se lançou para cima de Satanás nem o condenou com zombaria. Simplesmente disse: “Deus o repreenda por querer o corpo de Moisés”.2 |
Quem conhece a Bíblia com certeza achou estranhas as palavras acima. Mas é desse jeito que está na carta de Judas, versículo 9, na The clear word Bible (A Bíblia em palavras claras), uma “Bíblia” publicada em inglês pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Para efeito de comparação, abaixo você tem o mesmo versículo na tradução de João Ferreira de Almeida na versão Revista de Atualizada.
Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: “O Senhor te repreenda!” |
Como se vê, não encontramos nesse versículo (e em parte alguma da Bíblia) a afirmação de que Moisés teria ressuscitado e, muito menos, de que Jesus seria arcanjo.
Um pouco da história da “Bíblia” adventista
Em 1994 surgia a The clear word Bible (A Bíblia com a palavra clara), produzida pelo adventista Jack Blanco. Mais tarde retiraram a palavra “Bible” do título. Hoje é apenas The clear word (A palavra clara).
Assim que foi publicada, vieram críticas à obra, especialmente pelo fato de, apesar de usar o nome “Bíblia”, ser uma publicação adventista bastante tendenciosa.
Alguns pastores adventistas tentaram e ainda tentam defender a denominação, dizendo que essa tradução não tem endosso oficial. Mas isso não cola por várias razões:
- A “Bíblia” é publicada pela editora adventista Review and Herald Publishing Association.
- O detentor do copyright da obra, isto é, dos direitos sobre o texto é a editora Review and Herald Publishing Association. Isso é revelador, pois indica que o autor, Jack Blanco, abriu mão de seus direitos e os repassou à editora, o que não é tão comum.
- Em uma das primeiras propagandas para o lançamento dessa “Bíblia” aparece o endosso de Robert Folkenburg, então presidente mundial dos adventistas: “Tenho profunda estima pela paráfrase do Novo Testamento feita pelo dr. Blanco. Tem sido uma bênção tão grande para mim que não vejo a hora de ele terminar a tradução da Bíblia toda.”3
- Algumas vezes a Adventist Review, a revista oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, trouxe publicidade dessa Bíblia. Será que a alta cúpula da igreja aceitaria, em sua revista oficial, publicidade de algo que fosse contrário aos princípios e interesses da denominação?
- Há muitas igrejas adventistas utilizando essa “Bíblia”. Isso fica implícito quando Jim Miller, em artigo publicado na revista Adventist Today, declara: “a popularidade de The clear word me força a aprender a aceitar seu uso na igreja”.4
Os cinco pontos acima mostram, acima de qualquer dúvida, que pelo menos por boa parte da liderança adventista apoia essa “Bíblia”.
Apenas uma paráfrase?
No prefácio de The clear word Jack Blanco, autor da paráfrase, tenta defender sua obra, comparando-a com três conhecidas paráfrases existente em inglês, todas já traduzidas para o português: The living Bible, da autoria de Kenneth Taylor (em português: Bíblia Viva, Editora Mundo Cristão), The message, de Eugene Peterson (em português: A mensagem, Editora Vida), e New Testament in modern English, de J. B. Philips (em português: Cartas para Hoje, Edições Vida Nova; tradução apenas das cartas do Novo Testamento). Mas essa comparação é indevida, conforme se verá logo adiante.
Além disso, ainda no prefácio o Jack chega a mencionar seu “grande esforço para deixar que a Bíblia interprete a si mesma. Por exemplo, deixou-se que Mateus interpretasse Isaías, pois, embora a Escritura tenha muitos escritores, tem apenas um único Autor”.5
Infelizmente essa não é a verdade. O que o Jack foi deixar que a profetisa Ellen White interpretasse a Bíblia. O resultado é a “Bíblia” adventista.
Paráfrases de verdade
Como o Jack defende que seu livro é uma paráfrase, vamos entender direito essa questão. Numa definição simples, paráfrase é usar outras palavras para deixar mais claro o que está escrito num texto, mas sem alterar o sentido original.
No final da década de 1970 e início da de 1980 a Editora Mundo Cristão, na época dirigida pelo missionário Peter Cunliff, decidiu produzir a primeira paráfrase da Bíblia em português, a qual veio a ser conhecida como Bíblia viva. Rivas Bretones, então pastor da Igreja Batista do Brooklin, em São Paulo, e coordenador do projeto Bíblia viva, chamou vários professores de teologia e pastores de várias denominações evangélicas para produzir aquela paráfrase. Eu (Marcio Redondo, o autor desta postagem) tive o privilégio de participar daquele projeto. Fiquei com a responsabilidade de colocar o livro de Números em linguagem mais acessível. A orientação que recebemos foi tomar como base a versão Revista e Atualizada da tradução de João Ferreira de Almeida, colocando-a numa linguagem mais simples e acessível. Seguindo um manual de orientação, fizemos isso e em momento algum acrescentamos ideias estranhas ao texto bíblico.
Também fui o tradutor da paráfrase Cartas para Hoje. Garanto que não tem nada de acréscimo. Além disso, fui professor de hebraico bíblico durante muitos anos em quatro diferentes faculdades teológicas e conheço grego bíblico razoavelmente bem, o que me deixa à vontade para me manifestar sobre o assunto.
É, portanto, com base em experiência pessoal e conhecimento de causa, que afirmo que The clear word não é, de jeito algum, uma paráfrase. É, na verdade, uma distorção intencional da Palavra de Deus e se rebaixa ao mesmo nível da Tradução do Novo Mundo das Escrituras sagradas, produzida pelas Testemunhas de Jeová.
Seguem abaixo mais alguns exemplos de distorções da “Bíblia” adventista, sempre comparados com a versão Revista e Atualizada. Caso a Revista e Atualizada não seja a versão que você usa, compare a “Bíblia” adventista com sua versão preferida.
O Jesus adventista e a Trindade adventista
Além da passagem de Judas citada logo no início desta postagem, a “Bíblia” adventista tem vários outros textos com ideias distorcidas sobre a pessoa de Jesus, os quais também têm impacto na doutrina da Trindade.
Gênesis 1.26-27
Mas esse não foi o fim da obra de Deus naquele dia. Em seguida ele disse ao Filho: “Vamos agora fazer seres que se pareçam conosco e que possam refletir nossa capacidade de pensar e nossa personalidade. Vamos dar a eles a responsabilidade de dominar os peixes, as aves e os animais que nós criamos e de cuidar deles.” Então eles criaram dois seres humanos, um homem e uma mulher, iguais mas com funções diferentes, para refletir a unidade que existe em Deus.6 | Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. |
Muitos adventistas, especialmente os adventistas históricos, têm dificuldade com o ensino bíblico sobre a Trindade. Simplesmente rejeitam! Para eles, o Pai é Deus, Jesus é Deus, mas o Espírito Santo não é. Jack Blanco, o autor dessa “Bíblia” parece ser um deles. Então não causa surpresa que tenha distorcido Gênesis 1.
João 10.30
“Vocês sabem. Meu Pai e eu somos tão próximos que somos um.”7 | “Eu e o Pai somos um.” |
Jesus não estava falando de proximidade, mas de serem iguais. Mas o texto adventista deixa implícito que são duas entidades diferentes. A Bíblia diz que são uma unidade.
João 20.28
Tomé ficou ali sem saber o que falar. Então caiu de joelhos e disse: “Senhor, o senhor está vivo! Eles estavam certos! Eu acredito! O Senhor é o Filho de Deus”.8 | Respondeu-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” |
Tomé chamou Jesus de “meu Senhor” e de “meu Deus” e não de “Filho de Deus”, o que é bem diferente.
Sábado
Colossenses 2.16-17
Não deixem ninguém controlar a vida de vocês dando-lhes uma série de regras cerimoniais sobre o que devem comer, o que devem beber e quais festas mensais ou quais sábados especiais devem guardar. Todas essas regras sobre dias cerimoniais foram dadas como sombra da realidade que viria, e essa realidade é Jesus.9 | Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. |
Jack Blanco acredita, junto com muitos outros adventistas, na salvação mediante a guarda do sábado. Então ele transformou o sábado semanal de Colossenses 2.16 em sábado especial. Se alguém duvida que o Jack acredita nisso, é só ver como ele traduz essa passagem na Clear word for kids (Palavra clara para crianças), que é a mesma “Bíblia”, só que em linguagem acessível às crianças:
Não deixem que ninguém lhes diga que vocês têm de cumprir certos rituais, comer certas comidas, guardar certas festas e observar sábados extras para serem salvos. Todas essas coisas apontavam adiante para Jesus. De modo que elas agora são sem sentido.10 |
A questão central é: o que é necessário fazer para ser salvo? O que a “Bíblia” adventista está dizendo é que não é preciso observar sábados extras. Em outras palavras, é preciso observar os sábados que não são extras, ou seja, é necessário observar o sétimo dia da semana.
Êxodo 31.13-14,16
Diga ao povo: “O mais importante de tudo, lembrem-se de manter santo o sábado porque é um dia muito especial para mim e é um dia de descanso para vocês. É um sinal entre eu e vocês para todo sempre para mostrar que vocês são o povo que escolhi e separei. O sábado é santo, e qualquer um que profaná-lo por trabalhar nesse dia será morto, pois isso seria um ato de traição contra o governo de Deus. … O meu povo deve guardar o sábado, celebrando-o para sempre como um sinal de que pertencem a mim.”11 | Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: “Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. … Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.” |
O sábado foi instituído para os filhos de Israel, isto é, os descendentes carnais de Jacó. Mas a “Bíblia” adventista troca “filhos de Israel” por “meu povo”, para dar a impressão de que o sábado é obrigatório ainda hoje. Além disso, insere “isso seria um ato de traição contra o governo de Deus”, uma frase que Moisés não escreveu, e também troca “aliança perpétua” por “sinal de que pertencem a mim”.
Levítico 23.3
Sempre houve o sábado semanal.12 | — |
“Sempre houve o sábado semanal”. O Jack Blanco insere essas palavras logo no início do versículo. Moisés nunca escreveu isso.
Atos 20.7
Depois do pôr do sol do sábado, os crentes se reuniram para uma refeição comunitária e para se despedirem de Paulo. Naquela noite ele falou até a meia-noite, após o que ele esperava ter umas poucas horas de sono, antes de partir bem cedo no domingo.13 | No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. |
Ao contrário do que ensina a “Bíblia” adventista, essa reunião teve o objetivo de “partir o pão”, expressão que, no Novo Testamento, sempre significa celebrar a ceia do Senhor. Não é preciso muito esforço para perceber que aquela não foi uma “refeição comunitária” e que o objetivo não foi foi se despedirem de Paulo.
De onde Jack Blanco tirou a ideia de que, depois do culto, Paulo esperava poder dormir um pouco e planejava partir no começo do domingo?
Apocalipse 1.10a
No sábado do Senhor fui à ilha rochosa para adorar.14 | Achei-me em espírito, no dia do Senhor. |
“Sábado do Senhor” ou “dia do Senhor”? Os adventistas insistem em que o dia do Senhor é o sábado, e, por isso, o Jack acha que pode até mesmo mudar “dia do Senhor” para “sábado do Senhor”…
Aqui vale lembrar uma justificativa dada pelos adventistas. Contrariamente ao que entende a imensa maioria de cristãos, dizem que o sábado é o “dia do Senhor”. E apelam para Lucas 6.5, que diz: “O Filho do Homem [isto é, Jesus] é senhor do sábado”. Mas se esquecem de Marcos 2.28: “o Filho do Homem é senhor também do sábado”; ou, como diz na Nova Versão Internacional, “o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado“. Jesus é senhor de todos os dias, até do sábado.
Alimentação
Gênesis 9.3:
“Muitos desses animais fornecerão alimento para vocês e, de agora em diante, vocês podem comer carne da mesma forma que vegetais.”15 | “Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora.” |
“Muitos desses animais” é diferente de “tudo”. Deus deu todos os animais como alimento. Foi apenas com a chegada da lei mosaica, centenas de anos depois, que houve restrições sobre quais animais poderiam ser comidos. Aqui cabe lembrar o comentário no qual o evangelista Marcos mostra que Jesus cancelou aquelas restrições: “Jesus … considerou puros todos os alimentos” (Marcos 7.19)! E, reafirmando a avaliação de Marcos, o apóstolo Paulo declara, num contexto que trata de alimento que “nenhuma coisa é de si mesma impura” (Romanos 14.14).
Daniel 10.3
“Durante esse tempo não comi comida apetitosa, nem carne, nem comida ou bebida especial e me neguei todos os luxos pessoais até se passarem as três semanas.”16 | “Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras.” |
Aqui a “Bíblia” não consegue esconder o fato de que, apesar do ensino adventista, Daniel não era vegetariano. Daniel ficou sem comer carne por três semanas. Por outro lado, essa “Bíblia” manipula o texto bíblico, transformando vinho em alguma bebida especial e escondendo o fato de que, apesar da insistência adventista na abstinência, Daniel bebia vinho!
1Timóteo 4.3-5
Outros dirão que é errado se casar e comer as coisas boas que Deus criou, as quais devemos receber com gratidão. Deus criou todas as coisas. Não se deve rejeitar nada daquilo que ele disse que podemos comer, e devemos fazê-lo oferecendo ações de graça e louvor. Essas comidas não apenas têm a aprovação da palavra de Deus, mas também serão abençoadas por ele por meio de nossas orações.17 | “[eles] proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” |
A “Bíblia” adventista ensina que “não se deve rejeitar nada daquilo que [Deus] disse que podemos comer”. Se há coisas que Deus permitiu que comêssemos, então há coisas que estamos proibidos de comer. Mas não é isso o que o apóstolo Paulo ensina.
Profecias
Daniel 8.14
Ele respondeu: “Depois de dois mil e trezentos dias proféticos (que simbolizam anos de verdade), Deus restaurará a verdade sobre o santuário celeste ao seu devido lugar. Então terá início o processo de julgamento, do qual a purificação anual do santuário terrestre era um tipo, e Deus vindicará seu povo.”18 | Ele me disse: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” |
Um dos assuntos mais espinhosos para os adventistas é o santuário celeste e sua purificação. Muitos pastores adventistas nem mais estão seguros dessa doutrina. Mas o Jack acredita e, por isso, acrescentou tudo isso.
Sono da alma & eliminação eterna dos ímpios
Isaías 66.24
Eles verão, caídos fora da cidade, os cadáveres daqueles que se rebelarão contra mim. Será uma cena repugnante. Mas, assim como os vermes não param até que devorem os mortos e o fogo não para até que destrua, da mesma maneira o fogo do Senhor destruirão os ímpios os e consumirão inteiramente.19 | Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne. |
Na teologia adventista os ímpios deixarão de existir. Serão completamente destruídos. Por isso, a “Bíblia” adventista diz que “os vermes não param até que devorem os mortos e o fogo não para até que destrua”. Mas essa não foi a interpretação de Jesus, que usou essa passagem de Isaías para mostrar que o inferno é eterno: “[no inferno] não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga” (Marcos 9.48).
Mateus 25.46
Não tenho nenhuma escolha senão terminar com a vida de vocês, porque no meu reino todo mundo se importa com os demais.20 | “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” |
Como os adventistas não creem em castigo eterno, Jack não teve escrúpulos em trocar “castigo eterno” por “terminar com a vida de vocês”.
Lucas 16.19-31
19-20Então ele disse aos fariseus: “Vocês ficam contando ao povo a história que vocês inventaram de um homem rico que se vestia com roupas finas e vivia no luxo. Na história de vocês, há também um pobre chamado Lázaro, que tinha feridas abertas em todo o corpo. … | 19-20Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, … |
22Na história de vocês chegou o dia quando o pobre morreu… . | 22Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. |
27Então, de acordo com a história de vocês, o rico disse: “Eu lhe imploro, pai Abraão, …” | 27Então, replicou: “Pai, eu te imploro…”. |
31Então a história de vocês termina com Abraão dizendo: “Se seus irmãos não estão dispostos a ouvir Moisés e os profetas, não ouvirão ninguém, mesmo que a pessoa ressuscite dos mortos”. Então, vejam que vocês mesmos ensinam ao povo que devem ouvir às Escrituras e que aquilo que fazem nesta vida as afetará na próxima vida.21 | 31Abraão, porém, lhe respondeu: “Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” |
Veja a que ponto Jack Blanco chegou! Os adventistas rejeitam que, imediatamente depois da morte, a pessoa vá a algum lugar temporário de descanso ou então de sofrimento, onde aguarda a ressurreição final.22 Por isso, a “Bíblia” adventista distorce as palavras de Jesus, acrescentando que essa é uma historinha inventada pelos fariseus.
Em suas parábolas, para apresentar verdades espirituais, Jesus sempre usa alguma experiência comum do dia a dia (por exemplo, a Parábola do Semeador, Mateus 13.3-9) ou então uma conhecida realidade do mundo espiritual (por exemplo, a Parábola do Espírito Imundo, Mateus 12.43-45). No caso da Parábola do Rico e Lázaro, Jesus usa uma realidade do mundo espiritual (o fato de aqueles que morrem vão para um estado consciente de descanso ou então de sofrimento) para mostrar que quem tem um coração verdadeiramente arrependido (e salvo) será generoso com seus bens.23
2Pedro 2.9
Pela experiência de Ló vocês podem ver que o Senhor sabe como resgatar o seu povo, mas levar os ímpios a julgamento para enfrentarem o que fizeram.24 | [Se Deus livrou o justo Ló], é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo. |
Jack conseguiu “desaparecer” com o castigo que os injustos estão sofrendo enquanto aguardam o Dia do Juízo. Esse desaparecimento é explicável: os adventistas creem no chamado sono da alma, isto é, creem que, quando alguém morre, essa pessoa “apaga” e só tornará a viver na ressurreição final.
Seria possível apresentar centenas (!) de outros exemplos de distorção intencional do texto da Bíblia. Mas acredito que esses sejam suficientes.
The clear word Bible e The clear word: uma avaliação humana
Podemos concluir com a avaliação feita por Wayne Grudem, profundo conhecedor de grego, membro do comitê de tradução da English Standard Version. Diz Grudem:
Não acho que ninguém deva confiar na The clear word como uma tradução fidedigna da Bíblia, nem mesmo como uma paráfrase útil. Ela distorce repetidamente o ensino da Bíblia. Remove conteúdo importante que está no original hebraico ou grego e acrescenta novas ideias não encontradas nos textos originais. Um versículo atrás do outro foi alterado simplesmente para apoiar doutrinas incomuns dos adventistas do sétimo dia, mas essas mudanças não são apoiadas por traduções fidedignas, tais como a King James Version, a New King James Version, a English Standard Version, a New American Standard Bible, a Revised Standard Version ou a New International Version, ou mesmo por traduções de equivalência dinâmica, tais como a New Living Translation, ou por paráfrases livres, tais como The Message. Fiquei profundamente perturbado quando li vários versículos porque estava claro que esses versículos não eram mais apenas as palavras de Deus, mas as palavras de Deus misturadas com muitas palavras humanas, e os leitores comuns da The clear word não conseguirão perceber a diferença.25
The clear word Bible e The clear word: uma avaliação divina
Apocalipse 22.18-19:
Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”.
Para refletir
- Que tipo de apoio a liderança adventista tem dado à “Bíblia” adventista?
- Por que a liderança tem dado esse apoio?
- Com que autoridade Jack Blanco inseriu ideias de Ellen White no texto da Bíblia?
- Por que a “Bíblia” adventista não pode ser considerada uma paráfrase da Bíblia?
- Que avaliação estudiosos e a própria Bíblia fazem da “Bíblia” adventista?
NOTAS |
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1. Este estudo se baseou, em parte, em publicações feitas na internet, inclusive https://exadventist.com/Home/Articles/clearwordbible/tabid/450/Default.aspx e https://carm.org/clear-word-bible. Reunindo essas várias publicações que denunciam a “Bíblia” adventista, é incontável o número de exemplos de distorções. 2. Original: “In contrast to these ungodly men is the Lord Jesus, also called Michael the Archangel, for He is over the entire angelic host. When He was challenged by Satan about His intentions to resurrect Moses, He didn’t come at Satan with a blistering attack, nor did He condemn him with mockery. He simply said, “God rebuke you for claiming Moses’ body.” 3. Revista Columbia Union Visitor, February 1, 1995, contracapa. 4. Jim Miller, “In defense of The clear word”, Adventist Today, Sept./Oct., 2000. 5. Original: “Every attempt has been made to allow the Bible to interpret itself. For example, Matthew is allowed to interpret Isaiah, for while the Scripture has many writers, it has only one Author”. 6. Original: “But this was not the end of His work for that day. Next He said to His Son, ‘Now let us make beings who look like us and can reflect our thinking and our personality. Let’s give them the responsibility of ruling over and caring for the fish, the birds and the animals which we created.’ So they created two human beings, a male and a female, equal but with different functions, to reflect the unity of the Godhead.” 7. Original: “You see, my Father and I are so close, we’re one.” 8. Original: “Thomas stood there speechless. Then fell to his knees and said, ‘Lord, you’re alive! They were right! I believe! You are the Son of God’.” A tradução original de Blanco pode ser vista aqui. Mais tarde, numa nova edição da The clear word, Jack Blanco mudou as palavras de Tomé para “Lord, you’re alive! They were right! I believe! You are my Lord and my God.” (“O Senhor está vivo! Eles estavam certos! Eu creio! O senhor é meu Senhor e meu Deus”). 9. Original: “Don’t let anyone control your life by giving you a set of ceremonial rules about what to eat, what to drink and which monthly festivals or special Sabbaths to keep. All these rules about ceremonial days were given as a shadow of the reality to come and that reality is Jesus.” 10. Original: “Don’t let anyone tell you that you have to go through certain rituals, eat certain foods, keep certain feasts, or observe extra Sabbaths to be saved. All these things pointed forward to Jesus. So now they’re meaningless.” 11. Original: “Say to the people, ‘Most importantly, remember to keep the Sabbath holy because it is a very special day for me, and it’s a day of rest for you. It’s a sign between you and me for all time to show that you are the people whom I have chosen and set apart. The Sabbath is holy and anyone who desecrates it by working on that day will be put to death, since that would be an act of treason against God’s government. My people are to keep the Sabbath, celebrating it as a sign that they belong to me’.” 12. Original: “There has always been the weekly Sabbath.” 13. Original: “After sundown on Saturday night, the believers got together for a fellowship meal and to say good-by to Paul. That evening he spoke to them until midnight, after which he hoped to get a few hours sleep before leaving early Sunday morning.” 14. Original: “On the Sabbath of the Lord I went to the island’s rocky shore to worship.” De acordo com vários sites na internet, a edição original da “Bíblia” adventista dizia, ainda mais distorcidamente, “On Sabbath morning when I had gone to the rocky island shore to meditate and worship”, isto é, “No sábado de manhã, quando eu tinha ido à praia da ilha rochosa para meditar e adorar”. Um desses sites é https://www.christian-faith.com/huge-perversions-of-the-sda-clear-bible/. Se conseguir acesso a uma cópia dessa edição, atualizarei a postagem. 15. Original: “Many of these animals will provide food for you, and from now on, you may eat meat as well as vegetables.” 16. Original: “During this time I ate no delicacies, no meat, no choice foods or drink and denied myself any personal luxuries until the three weeks were over.” 17. Original: “Others will say that it’s wrong to marry and to eat the good things God created which we should receive with gratitude. God created everything. Nothing should be rejected which He has said we can eat, and we should do so by offering thanksgiving and praise. These foods not only have the approval of the word of God, but will also be blessed by Him through our prayers.” 18. Original: “He answered, “After two thousand three hundred prophetic days (which represent actual years), God will restore the truth about the heavenly Sanctuary to its rightful place. Then the process of judgment will begin of which the yearly cleansing of the earthly Sanctuary was a type, and God will vindicate His people.” 19. Original: “They will see the dead bodies of those who have rebelled against me lying outside the city. But just as worms don’t stop until they devour the dead and fire doesn’t stop until it destroys, so the fire of the Lord will destroy and consume the wicked.” De acordo com vários sites na internet, a edição original da “Bíblia” adventista distorcia ainda mais: “Eles verão, caídos fora da cidade, os cadáveres daqueles que se rebelarão contra mim. Será uma cena repugnante. Mas, assim como os vermes não param até que devorem os mortos e o fogo não para até que destrua, da mesma maneira o fogo do Senhor destruirão os ímpios os e consumirão inteiramente.” (Original: “They will see the dead bodies of those who have rebelled against me lying outside the city. It will be an abhorrent sight. But just as worms don’t stop until they devour the dead and fire doesn’t stop until it destroys, so the fires of the Lord will destroy the wicked and consume them all.”) Um desses sites é http://www.jesus-is-savior.com/Bible/clear_word.htm. Se conseguir acesso a uma cópia dessa edição, atualizarei a postagem. 20. Original: “I have no choice but to end your lives, because in my kingdom everyone cares about everyone else.” 21. Original: “Then He said to the Pharisees, ‘You keep telling people the story you put together about a rich man who dressed in fine clothes and lived luxuriously. In your story, there is also a poor man called Lazarus who had open sores all over his body. … As you tell it, the day came when the poor man died… . Then, according to your story, the rich man said, “I beg you, Father Abraham, …” Then your story ends by Abraham saying, “If your brothers are not willing to listen to Moses and the prophets, they won’t listen to anyone, even if he rose from the dead.” So you see, you yourselves teach people that they should listen to the Scriptures and that what they do in this life will affect them in the next one’.” 22. Veja a postagem “Apocalipse 6.19-11 e o sono da alma”. 23. Craig Blomberg, Pregando as parábolas (São Paulo: Vida Nova, 2019), p. 55-69. 23. Original: “From Lot’s experience you can see that the Lord knows how to rescue His people but bring the wicked to judgment to face what they have done.” 24. Trecho de carta de Wayne Grudem publicado em Stephen Pitcher, “Is the Clear word official?”, Proclamation! Magazine, vol. 15, issue 3. Disponível em http://www.lifeassuranceministries.org/proclamation/2014/3/istheclearwordof.html. Acesso em 28 jan. 2020. Original: “I do not think anyone should trust The Clear Word as a reliable translation of the Bible, or even as a useful paraphrase. It repeatedly distorts the teaching of the Bible. It removes significant content that is in the original Hebrew or Greek, and adds new ideas that are not found in the original texts. Verse after verse has been changed simply to support unusual Seventh-day Adventist doctrines, but these changes are not supported by reliable translations such as the KJV, NKJV, ESV, NASB, RSV, or NIV, or even by dynamic equivalence translations such as the New Living Translation or free paraphrases such as The Message. I was deeply troubled as I read various verses because it was clear that these verses were no longer the words of God only, but the words of God mixed in with many words of man, and ordinary readers of The Clear Word will not be able to tell the difference.” |