RESUMO |
---|
|
Plágios de EGW: chá e café1
Há muito tempo a Ellen Gould White (EGW), a profetisa adventista, é acusada de plagiar trechos de livros de outros. Chama-se plágio quando alguém copia algo, mas dá a entender que foi ele mesmo — e não outra pessoa — que escreveu aquilo ou teve aquela ideia. O fato é que o que a Ellen falou sobre chá e café não foi revelado por Deus, mas copiado de um autor humano. E nesta postagem veremos a fonte dos plágios de EGW sobre chá e café.
Mais uma palavrinha sobre plágio. Na prática, plagiar é a mesma coisa que colar na prova! É desonestidade. Aliás, hoje em dia o plágio é criminalizado. É considerado roubo intelectual. No Brasil o artigo 184 deixa claro que plágio é crime, e quem o comete pode sofrer pena de detenção de 3 meses a 1 ano!
A fonte do plágio
No caso do plágio sobre chá e café, a Ellen encontrou as ideias em um livro daquela época. O livro era tão popular que em 1848 já estava na sétima edição. O título é quilométrico: The philosophy of health; or health without medicine: A treatise on the laws of the human system [A filosofia da saúde, ou saúde sem remédios: um tratado sobre as leis do sistema humano]. Seu autor foi o médico americano Larkin Baker Coles. A nota de rodapé oferece dados completos do livro e também onde você pode acessá-lo aqui na internet.2
O que a Ellen copiou sobre café
A Ellen fala sobre o café em seu livro Christian temperance and Bible hygiene [Temperança cristã e cuidados bíblicos com a saúde]. Na página 35 ela diz o seguinte: