• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
adventismo.com.br

adventismo.com.br

adventismo: o que não querem que você saiba

  • o site
    • página inicial
    • origem do site
    • dedicatória
    • quem somos
    • fontes usadas
  • privacidade
  • contato
Você está em: Home / adventismo / uma seita? / Medo, medo, medo, medo!

Medo, medo, medo, medo!

Postado em 9 de outubro de 2021 por Marcio Redondo

Imagem do texto: "Medo, medo, medo, medo!"
RESUMO
  • Viver sufocado pelo medo é terrível. E a triste verdade é que um grande número de adventistas é dominado pelo medo.
  • Estes são alguns dos medos enfrentados pelos adventistas:
    • guardar o sábado direito
    • questionar os ensinos da Ellen White
    • questionar a liderança
    • decreto dominical
    • ser chamado de ladrão
    • não conseguir dar o dízimo e perder a salvação
    • morrer
  • Mas o evangelho de Jesus, isto é, o verdadeiro evangelho de Jesus, liberta do medo.
  • Perguntas pra reflexão. Terceira e última pergunta: Amigo adventista, responda com toda sinceridade: quais são os seus medos?

Medo, medo, medo, medo!

Viver sufocado pelo medo é terrível. O medo não sai da cabeça. A gente não consegue raciocinar direito. Não consegue tomar decisões acertadas. De alguma maneira aquele sentimento negativo nos paralisa. E minha constatação é que grande número de adventistas é dominado pelo medo, por muito medo!

Na verdade, o medo domina o coração de muito mais gente do que apenas os adventistas do sétimo dia. Até mesmo muitos que se dizem evangélicos vivem debaixo do medo. Mas nesta postagem nos concentraremos em medos específicos dos adventistas.

O que você lerá a seguir é o testemunho de várias pessoas que contam seus medos enquanto estavam no sistema religioso adventista do sétimo dia. Hoje, em sua maioria, seguem Jesus Cristo, livres do medo, pois, afinal, “o perfeito amor lança fora o medo” (1João 4.18).

Medos que adventistas sentem

Não estou afirmando que todos os adventistas enfrentam os medos abaixo, mas existem ex-adventistas que sentiam medo, até mesmo pavor, enquanto estavam na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eles compartilham alguns desses medos.

Medo de não guardar direito o sábado

1) “Eu tinha medo de entrar o horário do pôr de sol na sexta à tarde e eu não estar em casa, com a comida pronta, de banho tomado e arrumada para receber o dia santo.”

2) “Tinha medo de sair do trabalho na sexta-feira, me atrasar esperando o ônibus, sem ter comprado pão nem mantimentos para o sábado por não ter dinheiro antes, e ser vista saindo do mercado um minuto ou segundos após o horário do pôr de sol do sábado (informação que aparece na contracapa da lição da escola sabatina), e algum ancião me ver. Era certo que eu seria disciplinada! Meses sentada no banco, sem poder fazer nada na igreja!”

Acredite se quiser: já vi, mais de uma vez, ancião adventista em supermercado após o pôr de sol da sexta-feira! É claro que, na mesma hora, comentei com minha esposa a hipocrisia de ensinar uma coisa e praticar outra.

3) “Meu medo era de estar contrariando a Deus, porque eu não conseguia guardar o sábado. Mas era muito estranho porque eles tentavam de toda forma falar somente do sábado para mim e dos ensinamentos da profetisa deles. Eu me sentia sufocado com tanto fardo que eles colocavam sobre mim.”

Medo de questionar os ensinos da Ellen White

“Tinha medo de questionar o juízo investigativo de Ellen White, por haver várias contradições bíblicas nesse ensino, e ser mal vista e até desprezada pelos líderes por questionar literatura sagrada, a luz menor sem a qual não poderíamos enxergar a luz maior!”

Medo de questionar a liderança

“Meu medo era perguntar sobre o salário dos pastores e ou sobre distorções de Ellen White e ser corrigida veementemente pelo ancião ou pelo pastor por eu estar tocando em ungido de Deus.”

Medo do decreto dominical

1) “Medo do decreto dominical, pois teria de correr para o mato.”

2) “O pior de todos os meus medos: sair o decreto dominical no jornal e ter que sair com minhas filhas correndo, sem ter dinheiro pra um bom tênis e roupa apropriada e me afundar numa mata virgem com elas… Eu eduquei e ensinei minhas duas filhas assim… Fuga no mato e nas montanhas. Eu orava para ter dinheiro, mas sempre pedia a conta de meus empregos por não querer trabalhar no sábado. Perdi grandes oportunidades profissionais por causa disso. E não tinha dinheiro para equipamento de sobrevivência na mata. Morria de medo disso. Meu maior terror… Eu só orava para eu não morrer, mas poder conduzir e proteger minhas filhas, hoje com 22 e 14 anos, lá dentro da selva e montanha.”

Medo de perseguição

“O pior dos medos é o medo constante de perseguição. Quando menino, eu ficava aterrorizado todas as vezes que falavam do assunto e tentava evitá-lo, por causa do pavor que me causava. As constantes teorias conspiratórias sobre o decreto dominical especialmente não ajudavam, porque, por exemplo, se papa cumprimentasse um líder mundial, isso já era sinal de que o decreto dominical estava chegando.”

Medo do fim

1) “Minha mãe costumava me dizer que ‘o tempo do fim está chegando. As autoridades nos perseguirão como se fôssemos cachorros e seremos mortos nas ruas em plena luz do dia por servir à nossa fé’. Ela ainda dizia que ‘grande número de adventistas morrerá por causa do Senhor. Mas o fim está chegando’. Eu cresci esperando o fim. Cada dia que passava o fim estava mais próximo. E isso me assustava.”

2) “Eu costumava ficar tão assustada com o ‘último dia’ quando Jesus descer do céu em uma nuvem. Lembro da minha mãe me contar que, quando ele descer, seremos capazes de ver aquela nuvem pequena. E, quando eu era menor, eu olhava para cima procurando nuvens de formato diferente.”

3) “Ainda fico um pouco assustada quando vejo uma nuvem com formato estranho.”

Medo de ser chamado de ladrão

“Eu tinha medo que me chamassem de ladrão, caso não desse o dízimo.”

Medo de não conseguir dar o dízimo e perder a salvação

“Medo de perder a salvação, se não pagasse dízimo na Igreja Adventista. Os pastores dizem que quem age assim está roubando a Deus e não terá salvação, pois está desobedecendo ao oitavo mandamento (‘não furtarás’).”

Medo de morrer

“Eu estava em meu consultório quando me telefonaram de um lar de idosos onde uma de minhas pacientes adventistas estava morrendo. Entrei em seu quarto. Ela estava deitada na cama… o pavor tomava conta do seu rosto. Peguei na mão dela, e ela ficava repetindo sem parar: ‘E se eu não for suficientemente boa?’ ‘E se eu não tiver feito o suficiente?’, etc. Ela não me escutava enquanto eu tentava consolá-la… O medo não deixava. Jamais esquecerei a expressão em seu rosto quando ela morreu! Naquele momento, percebi que algo estava terrivelmente errado dentro do meu sistema de crenças adventistas.”

Como se livrar de seus medos

Não importa se você é adventista, católico, seguidor de alguma outra religião, ateu ou mesmo “evangélico”. O fato é que o medo é contrário ao espírito do evangelho de Jesus Cristo!

Serei bem franco: medo é, infelizmente, sintoma do desconhecimento do verdadeiro evangelho. Afinal, a Bíblia ensina que

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (1João 4.18).

Também é bom lembrar aquilo que o rei Davi deixou escrito em um de seus salmos:

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmos 27.1)

Deixar de ter medo é resultado de seguir Jesus de verdade e não apenas da boca para fora.

Quer conhecer melhor o evangelho de Jesus Cristo? Leia a postagem A religião cansa, o evangelho traz descanso.

Desculpas adventistas

É claro que membros da IASD tentam fugir desse problema.

Alguns, por exemplo, negam essa realidade. Certo adventista me disse: “Eu não tenho medo de nada. Procure um bom psicólogo e cure seus traumas”. É uma resposta curiosa, como se isso significasse que nenhum adventista enfrenta os medos relatados acima.

Outros aparecem com explicações mirabolantes. É o caso do adventista que afirmou que, no Sermão Profético (Mateus 24—25), “Jesus Cristo transmite medão a seus discípulos”. A justificativa é que “o cenário que Cristo pinta sobre o futuro é assustador“. É triste ver alguém ler a Bíblia e não entender a graça de Deus!

Desculpas como essas são reveladoras. Mostram a total insensibilidade com quem experimenta esses medos.

Ex-adventista, compartilhe seus antigos medos!

Os testemunhos e desculpas acima foram recolhidos em grupos públicos do Facebook e do Reddit.3 Se você é um ex-adventista que hoje segue Jesus Cristo e deseja compartilhar os medos que tinha enquanto seguia as doutrinas adventistas, faça contato comigo. Esta é uma postagem em aberto, ou seja, poderá ser atualizada quando alguém compartilhar comigo seus antigos medos enquanto seguia a religião adventista.

Para refletir

  1. Dos medos acima, qual deve ser o mais difícil de enfrentar?
  2. Como você enfrenta o fato de que um dia vai morrer?
  3. Amigo adventista, responda com toda sinceridade: quais são os seus medos?
NOTAS
1. Os grupos do Facebook são: O adventismo na mira da apologética (disponível em https://www.facebook.com/groups/1403487979668729/permalink/6266694930014652/), Debates sobre o adventismo (disponível em https://www.facebook.com/groups/1176999429142505/permalink/2014902632018843/), Combatendo as seitas e as heresias (disponível em https://www.facebook.com/groups/1448828578480367/permalink/4874284139268110/), Ex-adventistas mostram erros do adventismo (disponível em https://www.facebook.com/groups/exadventistas.libertosdaseita/permalink/4191499554243499/), Ex-adventistas mostram erros na IASD (sábado ou domingo) (disponível em https://www.facebook.com/groups/1533807816892558/permalink/2938987236374602/) e Seventh Day Adventist error (disponível em https://www.facebook.com/groups/1385848864895127/posts/2660417900771544/). Todos esses grupos foram acessados em 02 out. 2021.

O grupo do Reddit é exAdventist (disponível em https://www.reddit.com/r/exAdventist/comments/gg4orx/anyone_sick_of_the_culture_of_fear_in_the/; acesso em 26 out. 2021). Como a maioria desses testemunhos foi apresentada em estilo informal, a redação foi alterada, para facilitar a leitura.
» CONTINUAR LENDO
» OCULTAR FINAL DA POSTAGEM
Compartilhe na sua rede social preferida

Postagens relacionadas:

  • A religião cansa, o evangelho traz descanso
  • O sábado nos primeiros 200 anos de cristianismo
  • Ellen White: a papisa adventista
  • O adventismo do sétimo dia é uma seita?
  • Lutero condenava a guarda do sábado

Categoria da postagem: uma seita? Etiquetas: dízimo, perder a salvação, morte, morrer, sábado, medo, seita, decreto dominical

Sidebar primária

Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, versículo 2)

Postagens recentes

  • Ellen White: a papisa adventista
  • Em quem Deus pensou quando fez o sábado?
  • Será que pecado é mesmo transgressão da lei?
  • Os plágios de EGW: chá e café
  • A lésbica “Ellen Gould White”

Categorias

  • cristianismo autêntico
    • a mensagem
    • passagens arrasadoras
    • estudos bíblicos
    • ex-adventistas
  • adventismo
    • os adventismos
    • identificando
      • literatura adventista
      • sites adventistas
      • vídeos adventistas
      • músicos adventistas
    • uma seita?
  • Ellen White
    • plágio
    • hipocrisia
    • profecias não cumpridas
    • erros de história
    • White versus White
    • Israel Dammon
    • uma avaliação
  • ensinos particulares
    • A Lei
    • Jesus
    • conflitos com a Bíblia
    • sábado
    • Trindade
    • vegetarianismo
    • sono e destruição da alma
  • ética problemática
    • Bíblia adulterada
    • aborto
    • racismo
    • LBGT
    • Ellen White: ensinos desobedecidos
  • refutando
    • distorções da Bíblia
  • saiba mais
    • português
      • livros
      • vídeos
      • websites

Etiquetas

"Bíblia" adventista 1João 3.4 1864 aborto amalgamação a queda arrebatamento carne cartas casamento Colossenses 2.16-17 conta que não fecha crianças crucificação culto dos anjos cólera Dez Mandamentos editoras adventistas empréstimo Enoque expiação fim dos tempos gordura Gálatas 4.10 J. N. Andrews James White Jesus Joseph Bates L. B. Coles lava-pés leis civis leis morais literatura adventista metodismo nazismo Nova Aliança pastores metodistas peixe plágio profecias não cumpridas revistas adventistas Segunda Guerra Mundial torre de Babel uso de joias violência

adventismo.com.br - Copyright© 2020–2025