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O que você crê sobre o estado intermediário?

Postado em 20 de abril de 2020 por Matt Perman

Imagem: Silhueta de rede de deitar (Postagem: O que você crê sobre o estado intermediário?)
RESUMO
  • O estado intermediário da alma é a condição da pessoa entre sua morte e a ressurreição.
  • O exame de quatro passagens bíblicas que confirmam o estado intermediário: Filipenses 1.23; 2Coríntios 5.6-8; Lucas 23.43; Apocalipse 6.9-10.
  • Perguntas para refletir. Uma delas: “Se, conforme ensinam os adventistas, morrer é ficar em estado de inconsciência, como, então, as almas clamam a Deus em Apocalipse 6.10?”

O que você crê sobre o estado intermediário?1

O “estado intermediário” é o período entre a morte e a ressurreição. Alguns sustentam que durante esse tempo estamos inconscientes ou possivelmente até mesmo deixamos de existir. Não cremos que isso seja bíblico.

Os dados bíblicos são que nossa alma continua existindo depois da morte e que permanecemos conscientes no estado intermediário, enquanto aguardamos nosso destino final em uma existência ressuscitada no novo céu e nova terra.

Filipenses 1.23

Primeiro, Paulo falou: “quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor” (Filipenses 1.23)2.

Observe, em primeiro lugar, que Paulo se refere à morte como o ato de partir (do corpo) não para uma inexistência temporária ou para um estado de inconsciência, mas para estar com Cristo. Se estamos com Cristo assim que morremos, então continuamos existindo.

Em segundo lugar, repare que Paulo fala que essa condição é “muitíssimo melhor” do que a condição atual. Seria difícil dizer que estar totalmente inconsciente é “muitíssimo melhor”.

Em particular, quando levamos em conta que Paulo desejava intensamente conhecer a Cristo, parece que o motivo da condição depois da morte ser melhor do que a vida atual é que nós estamos com Cristo e o conhecemos.

Se ficássemos repentinamente inconscientes por ocasião da morte e essa inconsciência durasse até a ressurreição, não seria melhor continuar nesta vida? Pelo menos assim teríamos comunhão consciente com Cristo.

2Coríntios 5.6-8

Segundo, Paulo também disse que, “enquanto vivemos neste corpo, não estamos em nosso lar com o Senhor” e que, portanto, preferia “deixar este corpo terreno, pois então estaríamos em nosso lar com o Senhor” (2Coríntios 5.6-8).

Em primeiro lugar, é significativo que ele fale da possibilidade de estar ausente do corpo. Isso deixa implícito que nós de fato temos almas que continuam existindo depois da morte do corpo.

Em segundo lugar, repare de novo que ele diz que essa condição é sua preferência, o que indica (tal como em Filipenses 1.23) que não apenas continuamos existindo entre a morte e a ressurreição, mas que temos consciência de nossa existência.

Lucas 23.43

Terceiro, embora a história do ladrão na cruz tenha sido usada para provar quase todo tipo de ideia na teologia cristã, esse caso ainda é relevante aqui: “E Jesus lhe respondeu: ‘Eu lhe asseguro que hoje você estará comigo no paraíso’.” (Lucas 23.43)

As Testemunhas de Jeová, na sua Tradução do Novo Mundo, [e também os adventistas] usam a seguinte pontuação nas palavras de Jesus: “E ele lhe disse: ‘Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso'”;3 isso dá a impressão de que “hoje” se refere simplesmente ao momento em que Jesus disse aquelas palavras.

Mas o contexto exige que o “hoje” se refira a quando o ladrão na cruz estaria com Jesus no paraíso, porque Jesus está respondendo ao pedido feito pelo ladrão no versículo anterior: “Jesus, lembre-se de mim quando vier no seu reino!”

Nesse contexto, a resposta “Hoje você estará comigo no paraíso” só pode ser entendida com o sentido de “Não só me lembrarei de você quando eu entrar no meu reino, mas já hoje você estará comigo no céu”.

Apocalipse 6.9-104

Quarto, em Apocalipse 6.9 João fala que viu debaixo do altar “as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus”. Essas pessoas certamente não estão em estado de sono da alma porque no versículo seguinte elas clamam “Ó Soberano Senhor, quanto tempo passará?”.

Para refletir

  1. Se, conforme ensinam os adventistas, morrer é ficar em estado de inconsciência, como, então, morrer é “muitíssimo melhor” (Filipenses 1.23)?
  2. Como, então, “deixar este corpo terreno” é sinônimo de “estar em nosso lar com o Senhor” (2Coríntios 5.8)?
  3. Como, então, as almas clamam ao Senhor em Apocalipse 6.10?
NOTAS
1. “What do you believe about the intermediate state?”, de Matt Perman, tradução de Marcio Redondo (disponível em https://www.desiringgod.org/articles/what-do-you-believe-about-the-intermediate-state; acesso em 20 abr. 2020). Essa postagem apareceu originalmente no site Desiring God (desiringgod.org). Agradecemos a Matt Perman a autorização para traduzir e publicar o texto. O tradutor, Marcio Redondo, acrescentou, por clareza, os subtítulos (“Filipenses 1.23”; “2Coríntios 5.6-8”; “Lucas 23.43”; “Apocalipse 6.9”). Também foram acrescentadas as seções “Resumo” e “Para refletir”, respectivamente bem no início e bem no final da postagem.

2. A versão bíblica usada é a Nova Versão Transformadora (Editora Mundo Cristão).

3. Nota do tradutor: Um claro exemplo da interpretação adventista é a “Bíblia” adventista. Nessa “Bíblia”, em Lucas 23.43 lemos: “Jesus virou a cabeça para ele e disse: ‘Eu lhe prometo hoje que, quando eu voltar com a glória do meu Pai, eu o levarei comigo ao paraíso’.” (Original: “Jesus turned His head toward him and said, ‘I promise you today, when I return with the glory of my Father, I will take you home with me to paradise’.”) A “Bíblia” adventista é examinada com mais detalhes em “A Bíblia adulterada pelos adventistas”.

4. Nota do tradutor: A passagem de Apocalipse 6.9-11 é tratada mais detalhadamente em “Apocalipse 6.9-11 e o sono da alma”. Nessa passagem as almas recebem orientação de descansar; por esse motivo a escolha da imagem de uma rede em ambiente paradisíaco para ilustrar a postagem.
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Categoria da postagem: sono e destruição da alma Etiquetas: sono da alma, passagens arrasadoras

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