• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
adventismo.com.br

adventismo.com.br

adventismo: o que não querem que você saiba

  • o site
    • página inicial
    • origem do site
    • dedicatória
    • quem somos
    • fontes usadas
  • privacidade
  • contato
Você está em: Home / Ellen White / erros de história / O mais terrível terremoto que já aconteceu

O mais terrível terremoto que já aconteceu

Postado em 12 de abril de 2020 por Marcio Redondo

Imagem de destruição causada por terremoto (Postagem: O mais terrível terremoto já acontecido)
RESUMO
  • Apocalipse é um livro repleto de figuras de linguagem. No capítulo 6 existe a profecia de um grande terremoto e outros acontecimentos cósmicos.
  • De acordo com Ellen White, essa profecia se cumpriu com o Grande Terremoto de Lisboa, que ocorreu em 1755 e que, nas palavras da profetisa adventista, foi “o mais terrível terremoto já registrado”.
  • Estudiosos de diversas áreas, inclusive especialistas em terremotos, estudaram esse terremoto e chegaram a suas conclusões sobre a força e a letalidade do terremoto de Lisboa.
  • Uma comparação com outros terremotos mostra que o de Lisboa foi apenas o oitavo em número de mortos e o quarto em força.
  • Um detalhe curioso é que a Ellen demonstra não ter muita confiança em uma de suas fontes, pois, ao contrário dos escritores bíblicos, ela usa a expressão “dizem que…”.
  • Perguntas para reflexão. Uma delas: “O que teria levado Ellen White a dizer que o Grande Terremoto de Lisboa foi ‘o mais terrível terremoto já registrado’, se havia registros de outros piores?”.

Terremoto1

Qual foi o mais terrível terremoto que já aconteceu na face da terra? Qual aquele que merece estar no livro Guinness world records, aquele que é o mais famoso livro de recordes?

O terremoto de Apocalipse 6

“Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.” (Apocalipse 6.12-14)

Apocalipse, o último livro da Bíblia, está repleto de imagens e figuras de linguagem. Ali encontramos, por exemplo, trombetas, selos, números ( 3, 6, 7, 666, 1.000, 144.000, etc.), lugares (deserto, Babilônia, Jerusalém, novo céu e nova terra, etc.), personagens (três anjos, anciões, duas testemunhas, besta que surge do mar, besta que surge da terra, falso profeta, etc.). É natural que muitos leitores achem difícil entender tudo isso.

Mas Ellen White entendia. Ou achava que entendia.

O cumprimento da profecia de acordo com Ellen White

Em The great controversy [O grande conflito] a Ellen afirma que essa profecia se cumpriu com o Grande Terremoto de Lisboa, ocorrido em 1755:

Esses sinais foram testemunhados antes do início do século 19. Como cumprimento dessa profecia, em 1755 ocorreu o mais terrível terremoto já registrado. Embora comumente conhecido como terremoto de Lisboa, ele se extendeu para a maior parte da Europa, África e Américas. … Uma onda imensa [isto é, um tsunâmi] varreu o litoral da Espanha e da África, engolindo cidades e provocando grande destruição. … Dizem que em Cádiz [na Espanha] a onda que invadiu a cidade tinha 18 metros de altura. Montanhas — algumas das maiores de Portugal — “foram impetuosamente sacudidas, como se tivesem sido sacudidas desde a base, e algumas delas racharam nos cumes, os quais se fenderam e se despedaçaram de forma impressionante, e pedaços enormes das montanhas foram lançados abaixo nos vales ao redor. Há relatos de saírem chamas dessas montanhas”.2

Aqui há três detalhes que nos interessam: 1) a Ellen afirma categoricamente que o terremoto de Lisboa foi “o mais terrível terremoto já registrado”; 2) ao empregar as palavras “dizem que em Cádiz…”, a Ellen revela não ter muita certeza sobre a fonte da informação que ela vai passar em seguida; e 3) ainda de acordo com a Ellen, as ondas do tsunâmi que atingiu Cádiz teriam chegado a 18 metros de altura.

Não há dúvida de que o terremoto de Lisboa foi chocante. Um número incontável de casas e prédios desabou. Houve um tsunâmi de efeitos devastadores.

Também foi trágico, muito trágico. Em consequência do terremoto, dezenas de milhares de pessoas perderam a vida.

O terremoto de Lisboa na descrição de um geólogo

De acordo com Marc-André Gutscher, professor de geologia da Universidade de Brest (França) e especialista em terremotos,

Em 1º de novembro de 1755, enquanto devotos se reuniam em Portugal e no sudoeste da Espanha para a missa do Dia de Todos os Santos, ocorreu um violento terremoto, derrubando muitas igrejas e matando cerca de 60.000 pessoas. … Calcula-se que a Grande Terremoto de Lisboa foi da magnitude de 8.7 na escala Richter. Ele desencadeou um tsunâmi com ondas de 5 a 10 metros de altura e provocou a perda de muitas vidas na Europa e no noroeste do Marrocos.3

O terremoto de Lisboa segundo outros estudiosos

Russell Wynn é um cientista ligado ao Centro de Oceanografia de Southampton, da Universidade de Southampton, na Inglaterra, tendo estudado o terremoto de Lisboa. Em sua avaliação, esse terremoto atingiu a magnitude de 8.5 na escala Richter.4

Quanto ao número de mortos, as estimativas variam. A Enciclopaedia Britannica também indica 60.000 mortos nesse terremoto.5 Álvaro S. Pereira, pesquisador da Universidade de York, calcula que o número total de mortos foi entre 40.000 e 50.000.6 E um estudo um pouco mais recente e bastante convincente, da autoria de Benigno E. Aguirre, sugere um número ainda menor de fatalidades, embora sem sugerir uma quantidade.7

Uma avaliação do terremoto de Lisboa

Para saber se o terremoto de Lisboa foi ou não “o mais terrível” temos de compará-lo com outros terremotos. Há duas maneiras de comparar terremotos: levando em conta sua letalidade (número de mortos) ou sua intensidade (força).

Conforme visto acima, o terremoto de Lisboa provocou cerca de 60.000 mortes e alcançou a magnitude de 8.5 a 8.7 na escala Richter.

E, para sermos justos com a Ellen, temos de limitar nossa comparação aos terremotos ocorridos até 1888, quando ela fez a afirmação acima pela primeira vez. Afinal, ela menciona os terremotos “já registrados”.

Terremotos ao longo da história

Registros permitem saber quais foram os piores terremotos da história. Seguem duas listas: a dos mais mortíferos e a dos mais fortes.

Os terremotos mais mortíferos até 18888

Cidade e data
Número de mortos
1) Shaanxi, China (23/01/1556)mais de 830.000
2) Antioquia, Turquia (13/12/115)cerca de 260.000
3) Antioquia, Turquia (19/05/526)250.000
4) Alepo, Síria (11/10/1138)230.000
5) Tabriz, Irã (08/01/1780)200.000
6) Chihli, China (27/09/1290)100.000
7) Shamakhi, Azerbaijão (25/11/1667)80.000
8) Lisboa, Portugal (01/11/1755)60.000

Os terremotos mais fortes até 18889

Cidade e data
Intensidade (escala Richter)
1) Arica, Peru (hoje Chile) (13/08/1868)9.0
2) Cascádia, EUA/Canadá (26/01/1700)9.0
3) Valparaíso, Chile (08/07/1730)8.7
4) Lisboa, Portugal (01/11/1755) 8.5 a 8.7

Os números não deixam dúvida

Os dados numéricos das duas tabelas acima não deixam dúvida. Por mais intenso e letal que tenha sido, o terremoto de Lisboa está apenas apenas em oitavo lugar entre os mais mortíferos e em quarto lugar entre os mais fortes.

Ellen White confiou em dados históricos errados. E passou informação errada.

A incerteza de Ellen White

É interessante que em The great controversy [O grande conflito], um texto supostamente inspirado por Deus, a Ellen não tenha tanta certeza de algo que vai dizer em seguida e introduza a afirmação com “dizem que…”.

Vamos comparar a Ellen com a Bíblia. Por exemplo, Marcos e Lucas, que não foram discípulos de Jesus, ou seja, não foram testemunhas oculares da vida de Jesus, não afirmam “dizem que Jesus foi batizado…”, mas que Jesus foi batizado (Marcos 1.9; Lucas 3.21).

Voltando ao que a Ellen escreveu, ou as ondas do tsunâmi chegaram a 18 metros ou não. A história confirma que houve um tsunâmi. O “dizem que…” revela que Ellen não tinha tanta confiança em algumas de suas afirmações, isto é, não estava tão segura do que diziam as fontes, achando que poderiam estar exagerando. Então, até que ponto ela é confiável?

Para reflexão

  1. Qual foi o terremoto mais forte já registrado? E qual causou o maior número de mortes?
  2. Como o Grande Terremoto de Lisboa se compara com esses dois terremotos?
  3. Ellen White usa a expressão “dizem que…”. Até que ponto uma afirmação dessas é confiável?
  4. O que teria levado Ellen White a dizer que o Grande Terremoto de Lisboa foi “o mais terrível terremoto já registrado”, se havia registros de outros piores?
NOTAS
1. A ideia para esta postagem surgiu com a leitura de “Ellen G. White’s signs in the heavens”, de Robert K. Sanders (disponível em http://www.truthorfables.com/Signs_in_Heaven.htm; acesso em 8 abr. 2020).

2. Original: “These signs were witnessed before the opening of the nineteenth century. In fulfillment of this prophecy there occurred, in the year 1755, the most terrible earthquake that has ever been recorded. Though commonly known as the earthquake of Lisbon, it extended to the greater part of Europe, Africa, and America. … A vast wave swept over the coast of Spain and Africa engulfing cities and causing great destruction. … At Cadiz the inflowing wave was said to be sixty feet high. Mountains — some of the largest in Portugal — ‘were impetuously shaken, as it were from the very foundation; and some of them opened at their summits, which were split and rent in a wonderful manner, huge masses of them being thrown down into the subjacent valleys. Flames are related to have issued from these mountains.’ ” (The great Controversy [O grande conflito], p. 304-305)

3. Marc-André Gutscher, “What caused the Great Lisbon Earthquake?”, Science 305 (27 ago. 2004), p. 1247-8 (disponível em https://www.researchgate.net/publication/8378210_What_Caused_the_Great_Lisbon_Earthquake; acesso em: 3 mar. 2020).

4. Russell Wynn, “Tsunami! Investigating the 1755 Lisbon earthquake” (disponível em https://web.archive.org/web/20050306050930/https://www.science.soton.ac.uk/science_news/current_issue/index.php?link=article.php&article=13; acesso em 3 mar. 2020).

5. “Lisbon earthquake of 1755” (disponível em: https://www.britannica.com/event/Lisbon-earthquake-of-1755; acesso em 3 mar. 2020).

6. Álvaro S. Pereira, “The opportunity of a disaster: the economic impact of the 1755 Lisbon Earthquake”, The Journal of Economic History Vol. 69, nº 2 (Jun. 2009), p. 466-499.

7. Benigno E. Aguirre, “Better disaster statistics: the Lisbon Earthquake”, The Journal of Interdisciplinary History Vol. 43, No. 1 (Summer 2012), p. 27-42 (disponível em https://www.jstor.org/stable/41487863; acesso em 3 mar. 2020).

8. “List of historical earthquakes”. In: Wikipedia: the free encyclopedia (disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_historical_earthquakes; acesso em 3 mar. 2020).

9. “Historic worldwide earthquakes: sorted by magnitude, magnitude 6.0 and greater.” (disponível em https://web.archive.org/web/20080320114922/http://earthquake.usgs.gov/regional/world/historical_mag_big.php; acesso em 3 mar. 2020).
» CONTINUAR LENDO
» OCULTAR FINAL DA POSTAGEM
Compartilhe na sua rede social preferida

Postagens relacionadas:

  • Hagia Sophia e a invencionice adventista
  • O adventismo do sétimo dia é uma seita?
  • Por que Martinho Lutero decidiu ser monge
  • A cesta de viagem de Ellen White
  • A Bíblia adulterada pelos adventistas

Categoria da postagem: erros de história Etiquetas: Ellen White, erros de história, terremoto, sexto selo

Sidebar primária

Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, versículo 2)

Postagens recentes

  • Ellen White: a papisa adventista
  • Em quem Deus pensou quando fez o sábado?
  • Será que pecado é mesmo transgressão da lei?
  • Os plágios de EGW: chá e café
  • A lésbica “Ellen Gould White”

Categorias

  • cristianismo autêntico
    • a mensagem
    • passagens arrasadoras
    • estudos bíblicos
    • ex-adventistas
  • adventismo
    • os adventismos
    • identificando
      • literatura adventista
      • sites adventistas
      • vídeos adventistas
      • músicos adventistas
    • uma seita?
  • Ellen White
    • plágio
    • hipocrisia
    • profecias não cumpridas
    • erros de história
    • White versus White
    • Israel Dammon
    • uma avaliação
  • ensinos particulares
    • A Lei
    • Jesus
    • conflitos com a Bíblia
    • sábado
    • Trindade
    • vegetarianismo
    • sono e destruição da alma
  • ética problemática
    • Bíblia adulterada
    • aborto
    • racismo
    • LBGT
    • Ellen White: ensinos desobedecidos
  • refutando
    • distorções da Bíblia
  • saiba mais
    • português
      • livros
      • vídeos
      • websites

Etiquetas

1844 1845 1856 1861 adventistas tradicionalistas Calvino comportamento impróprio Constantino Cranmer Crenças Fundamentais cumplicidade da Associação Geral céu demora da volta de Jesus desmaio de Jesus Diálogo com Trifão ecumenismo envolvimento em política Estados Unidos evangelho traz descanso expiação incompleta falso evangelho falso Jesus fotografias Hagia Sophia Hitler hospitais adventistas igrejas reformadas incoerências Inglaterra Israel Dammon oração ossos quebrados de Jesus ovos pastores batistas perdão adiado perdão de Deus perfeccionismo porta fechada regras religião cansa Resposta aos Judeus shabbat terremoto visões ética sexual

adventismo.com.br - Copyright© 2020–2025