RESUMO |
---|
|
Introdução
Os fatos são chocantes, mas não há como negá-los. A própria “profetisa” adventista menciona seu vício em vinagre e seu costume de tomar um pouco de vinho e até bebidas mais fortes. São textos pouco conhecidos e guardados pelo White Estate [Patrimônio White], mas que, graças ao trabalho de hackers, hoje estão disponíveis no site do próprio Patrimônio White.1 O que segue é a história das bicadas secretas de Ellen White.
O texto abaixo é tradução di artigo “Ellen White’s Secret Swill”, de autoria dos ex-adventistas Elaine Bowerman e Dirk Anderson.2
As bicadas secretas de Ellen White
Por Elaine Bowerman e Dirk Anderson
Muitos adventistas ficam chocados ao descobrir que Ellen White sofria de dependência do álcool. No século 19, era comum o vinagre caseiro ter álcool em quantidade pequena, mas com potencial de viciar. Em 1911, a sra. White escreveu sobre uma intensa luta que enfrentou para largar o vício no álcool:
“Eu tinha cedido ao desejo de vinagre. Mas decidi, com a ajuda de Deus, vencer esse desejo intenso. Lutei contra a tentação, decidida a não ser dominada por esse hábito. Passei semanas muito doente; mas eu ficava dizendo o tempo todo: ‘O Senhor sabe tudo sobre isso. Se eu morrer, eu morro; mas não vou ceder a esse desejo. A luta continuou, e fiquei extremamente aflita por muitas semanas. Todos pensaram que seria impossível eu viver.
“Vocês podem ter certeza de que buscamos ao Senhor com muita sinceridade. As orações mais fervorosas foram feitas por minha recuperação. Continuei a resistir ao desejo de vinagre e, finalmente, venci. Agora não tenho nenhuma disposição de provar qualquer coisa desse tipo. Essa experiência foi de grande valor para mim de várias maneiras. Tive uma vitória total.3
Essa declaração parece inacreditável hoje em dia. Quem poderia ficar doente e quase morrer só de parar de usar vinagre? O vinagre em si (o ácido acético) não vicia. Então, o que pode ter acontecido? Esse tipo de luta acontece todos os dias com pessoas viciadas em álcool. O álcool é altamente viciante.
Ellen White era evidentemente viciada no álcool encontrado em vinagre, e a luta mortal que ela sofreu para romper o hábito parece indicar um vício que pode ter durado por muitos anos. Os sintomas que ela descreveu, a doença, a luta, os sintomas de abstinência, são notavelmente parecidos com os sintomas que os alcoólicos crônicos sofrem quando param de beber!