RESUMO |
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Rabino responde sobre os Dez Mandamentos
Quando ainda era adventista, a Patricia Allen tinha algumas perguntas sobre os Dez Mandamentos e resolveu perguntar a um rabino. E não é que o rabino responde sobre os Dez Mandamentos? A principal dúvida da Patricia era o ensino adventista de que os Dez Mandamentos são a lei eterna de Deus, a lei moral de Deus, e que as leis de Moisés são as leis cerimoniais e civis dos judeus.
Abaixo a Patricia compartilha conosco a troca de emails e a conclusão a que ela chegou.1
A Torá e os Dez Mandamentos
O que segue é um e-mail que enviei a um rabino antes de eu deixar a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Eu havia aprendido que a Lei de Moisés e a Lei de Deus eram duas leis diferentes e que a lei estava dividida em lei civil, lei moral e lei cerimonial. Também aprendi que a lei que foi pregada na cruz era a lei cerimonial — a qual, segundo ensinam, é a Lei de Moisés e é aquela mencionada em Gálatas.
A Bíblia não distingue entre duas leis separadas nem divide a lei. A lei é simplesmente chamada de Lei. A Lei de Deus e a Lei de Moisés são a mesma lei, uma unidade de 613 leis, e usam-se as duas expressões alternadamente.
Eu estava procurando desesperadamente por respostas. Como foram os judeus/israelitas que receberam a lei, ponderei que eles são autoridade sobre o assunto e decidi enviar um e-mail a um rabino para ver como sua resposta se harmonizava com as Escrituras. Achei a resposta muito esclarecedora e fiel às Escrituras. Aqui vai:
A pergunta
De: Patricia Allen
Entendo que a Torá consiste em 613 leis, inclusive os Dez Mandamentos. Os 613 mandamentos são considerados uma unidade ou existem categorias, tais como leis civis, morais e cerimoniais? Quando as Escrituras falam da Lei, estão falando de toda a lei (Torá)? Os Dez Mandamentos podem ser separados da Torá?
Agradeço sua resposta.
A resposta do rabino
De: Eliahu Levenson
Shalom Patricia,
Gostei de sua pergunta, pois nela há alguns conceitos-chave muito importantes, importantes para judeus e importantes para não judeus. Você se classificou como ben Noach [descendente de Noé], o que está bem correto, pois qualquer um que não seja judeu está debaixo da Aliança Noaica (a Aliança de D‑us com Noé). É positivo identificar-se honesta e diretamente como ben Noach, pois esse é o rumo que D‑us deseja que todo aquele que não é judeu tome. A propósito, não se deve pensar que a Aliança de D‑us com Noé seja um simples conjunto de sete leis. Não é nada disso. É toda uma maneira de pensar, toda uma maneira de viver, e é um exercício filosófico e intelectual sem fim.
Quanto aos Dez Mandamentos, não existe isso. Sei que todos pensam em Dez Mandamentos e, por esse motivo, chamá-los de qualquer outra maneira criaria dificuldades, e assim mesmo a maioria das pessoas estudadas se prende a esse nome. Mas o termo hebraico para “Dez Mandamentos” teria de ser Aseres Mitzvot, e não é assim que esses mandamentos são chamados. Eles são chamados de Aseres HaDibros, as Dez Declarações. Rambam (o rabino Maimônides) nos explica que os Aseres HaDibros são, na verdade, 14 mandamentos, expressos dentro de Dez Declarações.
Você pergunta se os Aseres HaDibros existem independentemente da Torá, independentemente dos 613? Não, não existem. Eles são um reflexo da lei completa de D‑us para o povo judeu. O 613 também não são independentes. E os Sheva Mitzvot Bnei Noach (Sete Leis dos Descendentes de Noé) também não existem independentemente. As alianças de D‑us com os judeus e com o restante da humanidade são todos modos abrangentes de comportamento diário. O que precisa ser claramente entendido é que as leis de D‑us para o povo judeu não são as mesmas as leis de D‑us para os demais, e a pessoa deve aprender e seguir seu próprio conjunto de leis, quer judaicas quer noaicas. Ela não deve ficar confusa e achar que deve seguir as regras do outro grupo.
As leis que constituem tanto a Aliança Judaica quanto a Aliança Noaica foram entregues igualmente no Sinai e estão incorporados na Torá de D‑us. A chave para entender aquelas leis, tanto as judaicas quanto as noaicas, reside naqueles que receberam aquelas leis no Sinai e as observam, ou seja, reside nos judeus. Os Aseres HaDibros (Dez Declarações) não são obrigatórios a um ben Noach, e há secções, como é o caso da observância de Shaboos [sábados], que não são nem mesmo permitidas para um ben Noach. Mas a retidão pode ser alcançada tanto por um judeu quanto por um ben Noach se ele entender e seguir seu próprio conjunto de regras e torná-las a base para seu aprimoramento contínuo ao longo da vida.
Espero que isso ajude a esclarecer.
Atenciosamente, Eliahu Levenson
A resposta do rabino está em total concordância com as Escrituras. A Bíblia deixa claro que a lei escrita foi dada aos judeus/israelitas:
“Então falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão…” (Êxodo 20.1-2).
Os gentios não têm a lei dada aos judeus
Romanos 2.14
“Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos.”
Efésios 2.11-13
“11Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.”
Romanos 4.16
Os gentios também são descendência de Abraão.
Abraão foi salvo pela fé antes que a lei fosse dada a seus descendentes, 430 anos depois (veja Gálatas 3.17). Nós também somos salvos pela graça por meio da fé porque nunca estivemos debaixo da lei dada aos judeus/israelitas.
“Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós).”
Gálatas 5.16-18
Os crentes são guiados pelo Espírito, e não estamos debaixo da lei.
“16Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.”
Que Deus abençoe e ilumine ricamente você enquanto estuda Sua Palavra.
Patricia Allen
“Deus não pode beijar Sua noiva até que o véu seja levantado.” — Patricia A. Allen
Comentários
Foi muito bom a Patricia compartilhar conosco essa troca de emails com um rabino. A explicação desse líder religioso judeu deixa claro que não dava para separar os Dez Mandamentos das outras leis que Deus deu a Moisés. Era tudo uma unidade só.
Algumas observações que vão ajudar a entender ainda mais o e-mail do rabino Eliahu Levenson:
- Torá: são os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. São os livros escritos por Moisés.
- D-us: muitos judeus têm o costume de escrever Deus dessa maneira.
- ben Noach significa “filho/descendente de Noé”. É assim que os judeus se referem àqueles que não são judeus.
- Aliança Noaica: é a aliança que Deus fez com Noé e seus descendentes (isto é, com toda a humanidade) logo após o dilúvio (Gênesis 9).
- Rambam/Maimônides é considerado, pelos judeus, o segundo mais importante intérprete da Torá. Viveu entre os anos 1138 e 1204 da era cristã.
- 613: é o número de mandamentos que, de acordo com os judeus, existem na Torá.
- Shaboos é a maneira dos judeus sefarditas se referirem ao sábado.
- Distinção entre leis morais, civis e cerimoniais, pois os Dez Mandamentos formam uma unidade com todas as outras leis.
- Quem não é judeu não tem permissão de guardar o sábado. A lógica, que o rabino não chegou a explicar em detalhes é:
- o sábado é sinal da Aliança Judaica, a aliança que Deus com os israelitas, quando estes saíram do Egito;
- alguém que não é judeu só poderá guardar o sábado caso se converta ao judaísmo, o que para os homens significa ser circuncidado;
- convertendo-se ao judaísmo, a pessoa está obrigada a guardar não apenas o sábado, mas todos os 613 mandamentos.
Dois comentários finais e importantes:
- O rabino Levenson acredita que, com o comportamento certo, qualquer um pode alcançar a retidão. Nisso discordamos dele, pois é salvação pelas obras. Sabemos que a retidão, a justiça, é atribuída por Deus àquele que confia apenas em Jesus, o Messias prometido.
- O rabino Levenson não sabe que Jesus, o Messias, veio instaurar a nova aliança prometida no Velho Testamento (Jeremias 31.31) e, por isso, fala que todos os não judeus estão debaixo da Aliança Noaica. Mas os cristãos estão debaixo de uma aliança superior e melhor do que a Aliança Mosaica: “a aliança da qual Jesus é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores” (Hebreus 8.6).
Para refletir
- Por que a expressão “Dez Mandamentos” é errada?
- Qual é a maneira correta de se referir à passagem bíblica conhecida como “Dez Mandamentos”?
- Em qual aliança o cristão se encontra: Noaica, Mosaica ou Nova?
- De acordo com o rabino Levenson, por que um não judeu não pode guardar o sábado?
NOTAS |
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1. Agradecemos à Patrícia a permissão para reproduzir o texto de seu blog pessoal: “The Torah and the Ten Commandments” (https://patricia-allen.blogspot.com/2012/; acesso em 21 set. 2020). A introdução, os comentários finais, as perguntas para reflexão bem como a tradução são de responsabilidade de Marcio Redondo. |