RESUMO |
---|
|
Os verdadeiros mandamentos de Jesus
Quais são os verdadeiros mandamentos de Jesus? Isto é, quais são as ordens que Jesus de fato nos deu? Essa pergunta é importantíssima. Afinal, ele próprio declarou:
“Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos” (João 14.15).
Creio que todos concordam: é importante conhecer os verdadeiros mandamentos de Jesus, para poder meditar neles e, mais importante ainda, obedecer a eles.
Os mandamentos de Jesus e os adventistas
Algumas pessoas acham que até vários mandamentos ensinados muitos séculos antes de Jesus vir ao mundo são ordens de Jesus. É o caso dos adventistas do sétimo dia.
Eles citam esse versículo de João 14.15 — “Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos” — para tentar provar que aquilo que Jesus chamou de “meus mandamentos” são os 10 Mandamentos. Em outras palavras, é a pegadinha deles para forçar os cristãos a também guardar o sábado.
Mas será que é isso mesmo que Jesus quis dizer? Com certeza, não.
Afinal, conforme veremos abaixo, os verdadeiros mandamentos de Jesus estão nos Evangelhos, e a até própria profetisa Ellen White concorda que a guarda do sábado não é ordenada no Novo Testamento:
“O Novo Testamento … não repete a lei do sábado.”1
Aliás, muitos adventistas desconhecem essa frase da Ellen. Mas ela admitiu isso!
A lista dos mandamentos deixados por Jesus
O que segue logo abaixo é uma lista dos mandamentos que Jesus deixou para você e para mim. Você encontra quase todos eles nos 4 Evangelhos. Uma das passagens mais famosas com as instruções de Jesus é o Sermão do Monte (Mateus 5–7). E uns poucos mandamentos se encontram nas cartas às 7 igrejas, no livro de Apocalipse. Essas cartas foram ditadas por Jesus e escritas por João (Apocalipse 2–3).
Sobre a lista em si, eu gostaria de dizer 4 coisas:
- Procurei fazer uma lista bem completa, mas reconheço que, assim mesmo, não é exaustiva.
- Em alguns casos, Jesus não disse as exatas palavras que usei, mas o ensino é exatamente aquele.
- E há casos em que as palavras de Jesus não são claras, mas meu objetivo foi simplesmente apresentar o que ele disse, sem me preocupar com o sentido das palavras, o qual algumas vezes é difícil de entender.
- Às vezes as mesmas palavras de Jesus aparecem em mais de uma passagem bíblica. Nesses casos indico apenas uma delas.