RESUMO |
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Adorar Jesus no sábado ou no domingo?
Para os adventistas essa é uma questão de vida ou morte, ou melhor, de sobrevivência ou desaparecimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. E é muitíssimo importante para outros sabatistas. Por isso, fincam pé que o sábado é o dia de guarda e insistem em que Jesus era adorado no sábado. Mas no Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Note bem: o Novo Testamento nunca menciona o dia de sábado quando fala da adoração a Jesus! Por outro lado, no Novo Testamento temos seis exemplos claríssimos de adoração a Jesus num domingo e dois exemplos de ele ser honrado também num domingo! Esse é um fato que nenhum adventista pode negar.
Vejamos, então, como o Novo Testamento mostra que Jesus é adorado no domingo.
Adorado no Domingo da Ressurreição
1No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. … 9E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: “Salve!” E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. (Mateus 28.1, 9)
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Adorado no Domingo de São Tomé
26Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27E logo disse a Tomé: “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.” 28Respondeu-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20.26-28)
Quando Jesus apareceu aos discípulos no dia em que ressuscitou, Tomé, um dos discípulos, não estava presente. Então sua reação foi de dúvida quando lhe contaram que Jesus estava vivo. Mas no domingo seguinte, uma semana depois da ressurreição, Tomé viu Jesus. E creu e o adorou. É, por esse motivo, que no Oriente os cristãos costumam chamar de Domingo de São Tomé o domingo seguinte ao Domingo da Ressurreição.
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Adorado no Domingo de Pentecostes
1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; … 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. … 12Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: “Que quer isto dizer?” … 14Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. … 37Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos, irmãos?” 38Respondeu-lhes Pedro: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” … 41Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. (Atos 1.1, 4, 12, 14, 37-38, 41)
O Dia de Pentecostes, uma festa dos judeus, sempre caía num domingo cinquenta dias depois da Páscoa. Nesse dia de Pentecostes Jesus foi adorado pelos 120 discípulos de Jesus que estavam reunidos em oração e pelas quase 3.000 pessoas que se converteram naquele dia.
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Adorado num domingo qualquer em Filipos por volta de 56 A.D.
Não sabemos o ano exato, muito menos o mês e o dia. O que sabemos é aquilo que aconteceu na cidade de Filipos e que Lucas registrou no livro dos Atos dos Apóstolos:
No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. (Atos 20.7)
Para entender esse versículo, precisamos entender a expressão “partir o pão”. Os primeiros cristãos não diziam “ceia do Senhor” ou “Santa Ceia” ou “Eucaristia”, que são os nomes mais comuns usados hoje em dia. Diziam: “partir o pão”. Isso mesmo!
A expressão “partir o pão” vem do fato de que “o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim’.” (1Coríntios 11.23-24).1
O Livro de Atos mostra que o objetivo daquela reunião no domingo foi partir o pão, ou seja, celebrar a Ceia do Senhor. Como Paulo estava de passagem pela cidade, também ouviram o apóstolo pregar. Mas o objetivo principal deles naquele domingo foi celebrar a ceia do Senhor.
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Adorado em vários domingos em Corinto por volta de 56 A.D.
1Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 3E, quando eu tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. (1Coríntios 16.1-2)
Depois de ler o versículo acima, com certeza você se perguntou: o que isso tem a ver com a adoração a Jesus? Pois eu respondo: tem tudo a ver. Ali o apóstolo Paulo está falando de uma coleta em favor dos irmãos em Jerusalém, que passavam muita necessidade.
Jesus deixou claro que fazer o bem ao próximo equivale a fazer o bem a ele. Amar o próximo é amar a Jesus. Lembre que, quando uma oferta é feita com a atitude certa, ela é expressão de adoração.
E o que os cristãos da cidade de Corinto estavam fazendo é, por amor a Jesus, separar uma oferta todo domingo para ser enviada para os irmãos de Jerusalém. Quando Paulo chegasse em Corinto, ele providenciaria o envio do dinheiro para Jerusalém.
Com certeza os crentes de Corinto seguiram a orientação do apóstolo Paulo, porque, quando estava em Corinto, Paulo escreve escreve sua famosa Carta aos Romanos. Lá perto do final da carta ele comenta seus planos:
Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Porque aprouve à Macedônia e à Acaia [onde ficava a cidade de Corinto] levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais. … Tendo, pois, concluído isto e havendo-lhes consignado este fruto, passando por vós, irei à Espanha. (Romanos 15.25-28).
Conforme se vê, os coríntios, por amor a Jesus, durante vários domingos separaram um valor para ser enviado como oferta para os irmãos de Jerusalém. Jesus foi adorado nessa oferta de amor.2
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Adorado num domingo no final do século primeiro
5Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! … 9Eu, João, … 10Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, 11dizendo: “O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.” 12Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi … 13um semelhante a filho de homem… . 17Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: “Não temas; eu sou o primeiro e o último 18e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. (Apocalipse 1.56, 9-13, 17-18)
Aqui é crucial conhecer os nomes dos dias da semana em grego:
grego | transliteração | tradução |
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Κυριακή | kyriakē | (dia) do Senhor |
Δευτέρα | deutera | (dia) segundo |
Τρίτη | tritē | (dia) terceiro |
Τετάρτη | tetartē | (dia) quarto |
Πέμπτη | pemptē | (dia) quinto |
Παρασκευή | paraskeuē | (dia) da parasceve |
Σάββατο | sabbato | sábado (isto é, descanso) |
Também é importante observar a influência da língua hebraica nos nomes dos dias em grego: além de sabbato, tem também paraskauē, que é a nossa sexta-feira. Essa última palavra significava “preparação” e era o nome que os judeus davam à véspera do sábado.3
Simplesmente não faz sentido a afirmação dos adventistas de que no início a expressão “dia do Senhor” designava o sábado. A razão é que, em grego, depois dos nomes pagãos dos dias da semana terem sido substituídos por novos nomes, sábado sempre foi sábado, e kyriakē sempre foi kyriakē.
Também não faz sentido adventistas dizerem que, como Jesus declarou que era senhor do sábado, o “dia do Senhor” é o sábado. O motivo é muito simples: não foi bem isso que Jesus disse. Suas palavras foram “o Filho do Homem é senhor até do sábado” (Marcos 2.28). Em outras palavras, Jesus é senhor de todos os dias, até mesmo do sábado.
Voltando a Apocalipse 10.10, a passagem relata que João teve essa visão “no kyriakē“, ou seja, no domingo. Ao ver o Senhor Jesus num dia de domingo, o autor do livro de Apocalipse caiu prostrado no chão e adorou a Cristo.
No Novo Testamento Jesus é adorado no domingo!
Declarado rei no Domingo de Ramos
7Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou. 8E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. 9Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!” (Marcos 11.7-10)
12No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, 13tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” 14E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: 15“Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta”. (João 12.12-15)
Os dois textos acima contam como, no Domingo de Ramos, aconteceu a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Isso aconteceu cinco dias antes de sua morte. Como Jesus ainda não havia morrido e ressuscitado, então não é tão claro que ele tenha sido adorado nessa ocasião. Por isso, apenas constatamos que as pessoas ali presentes o declararam rei.
A multidão grita “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” Essas são exatas palavras do salmo 118, o qual tem clara conotação de adoração:
Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!
Bendito o que vem em nome do SENHOR. A vós outros da Casa do SENHOR, nós vos abençoamos. (Salmos 118.24-26)
Mas você vai me perguntar: “Cadê o ‘Hosana‘?” Pois vou lhe mostrar. Essa não é uma palavra de origem grega, mas hebraica, tendo chegado ao grego por via do aramaico.
Na verdade, em hebraico hosana é uma expressão composta por duas palavras: הוֹשִׁיעָה נָּא (hôšî`â nnā´). Isso deu origem à palavra grega ὡσαννά (hōsanna), que em português tem sido traduzida por “hosana”. O sentido dessa expressão hebraica é “Salva, imploro”, o que foi traduzido por “Salva-nos” (Salmos 115.25).
No salmo são palavras dirigidas a Yahweh, mas nos relatos do Domingo de Ramos se tornam palavras dirigidas a Jesus! Há adoração nas palavras da multidão ainda que as pessoas não tenham a clara percepção de que estão adorando a Deus, mas exaltando Jesus!
Em outra ocasião a palavra “hosana” também é usada: “Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: ‘Hosana ao Filho de Davi!’, indignaram-se e perguntaram-lhe: ‘Ouves o que estes estão dizendo?’ Respondeu-lhes Jesus: ‘Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?’” (Mateus 21.15-16).
Essa citação de Salmos 8.2 é esclarecedora. Da boca de criancinhas Deus tira perfeito louvor. Em outras palavras, é o próprio Deus quem leva os pequeninos a prestarem perfeito louvor a Jesus! Será que isso não seria adoração?
Honrado na noite anterior ao Domingo de Ramos
É verdade que tem, sim, um caso em que parece que Jesus recebe honra em dia de sábado. É logo antes de sua entrada triunfal em Jerusalém:
1Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. 2Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. 3Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. (João 12.1-3)
Mas há um detalhe muito curioso: o texto não usa a palavra “sábado”! Em vez de dizer “no sábado antes da Páscoa”, ele diz “seis dias antes da Páscoa”. Você tem de calcular para descobrir de que dia João está falando! Por que fez isso? Tudo indica que, de propósito, evitou usar a palavra sábado. Interessante, não é mesmo?
Repare que o texto diz que aquele acontecimento foi uma ceia, isto é, um jantar. Então não aconteceu à noite após o pôr do sol da sexta-feira, mas à noite, depois do pôr do sol do sábado. Se o jantar tivesse acontecido em seguida ao pôr do sol da sexta-feira, então João teria escrito “sete dias antes da Páscoa”!
Naquela noite, que na maneira judaica de pensar já era domingo, Maria exaltou Jesus. Ela se ajoelhou diante de Jesus, molhou os pés dele com um perfume caríssimo e os enxugou com os cabelos.
Conclusão: no Novo Testamento Jesus é adorado no domingo
É claro que Jesus foi e é adorado não apenas no primeiro dia da semana, mas em todos os dias. Ele merece honra e glória constantes.
Algumas pessoas têm um dia especial que reservam para Deus. Para outras, todos os dias são iguais. E sabe o que o apóstolo Paulo diz a respeito?
1Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. … 5Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. (Romanos 14.1, 5)
Paulo considera indiferente se alguém reserva o sábado para Deus, se reserva o domingo ou se considera iguais todos os dias. O que não pode haver é discriminação. Ninguém pode se sentir superior por reservar este ou aquele dia para Deus.
Vemos que o cristão é livre para escolher o dia que quiser para adorar Jesus. Ou, melhor, deve adorá-lo todos os dias.
De acordo com o Novo Testamento, o costume da igreja primitiva era Jesus ser adorado no domingo!
Para refletir
- O Novo Testamento mostra Jesus sendo adorado em um dos dias da semana. Qual dia é esse?
- Existe algum dia especial para adorar Jesus?
- O que quer dizer “Jesus é senhor até do sábado”?
- Quantas vezes o Novo Testamento mostra Jesus sendo adorado no sábado?
NOTAS |
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Esta postagem sofreu duas modificações em 31/05/2020: a) na menção ao Domingo de Ramos e à noite anterior ao Domingo de Ramos, a afirmação de que “Jesus foi adorado” foi alterada para “Jesus foi honrado”; b) na menção ao Domingo de Ramos, acrescentaram-se explicações sobre o salmo 118. 1. Várias outras passagens bíblicas confirmam que “partir o pão” era expressão usada pelos primeiros cristãos para indicar a Ceia do Senhor: Mateus 26.26; Marcos 14.22; Lucas 22.19; Atos 2.42, 46; 1Coríntios 10.16. 2. Gordon Fee, em seu livro 1Coríntios: comentário exegético (São Paulo: Vida Nova, 2019), faz a seguinte observação sobre Paulo escolher o domingo como dia para os cristãos de Corinto separarem sua oferta para os irmãos de Jerusalém: “Nesse caso, por que então Paulo menciona ‘no primeiro dia de cada semana’? Tradicionalmente esse é um dos três textos do NT utilizados para justificar o uso do domingo, e não do sábado judaico, por esses primeiros crentes gentios como seu dia de culto. Embora não se deva afirmar mais do que essa referência casual permite, cabem algumas observações: (1) O simples fato de Paulo fazer essa referência sugere que existe algum significado no fato de separarem o dinheiro nesse dia em vez de, por exemplo, ‘uma vez por semana’. (2) Embora isso possa significar apenas a questão de quando as pessoas eram pagas, parece bem mais provável que indique uma contagem dos dias da semana de uma perspectiva religiosa, especialmente porque reflete a tradição judaica de contar os dias, tendo o sábado judaico como referência. (3) Esse linguajar é bem lembrado nas tradições dos Evangelhos em relação à ressurreição de Jesus dentre os mortos. A posição fixa dessa terminologia nessas narrativas sugere que, para a igreja primitiva, ela tinha mais do que mero interesse histórico. Isso é confirmado ainda pelo comentário no relato de Lucas (At 20.7), que deixa fortemente implícito que Paulo e os demais esperaram em Trôade até o ‘primeiro dia da semana’, justamente porque era nesse dia que os cristãos se reuniam para o partir do pão, isto é, para sua refeição em honra do Senhor” (p. 1029). 3. Como curiosidade, a Tradução Brasileira e a versão Almeida Atualizada (mas não a Nova Almeida Atualizada) trazem “parasceve” em João 19.14. Mas a maioria das versões traz “preparação da Páscoa”. |