RESUMO |
---|
|
A profecia de Josiah Litch1
Em The great controversy 1888 (O grande conflito 1888), um livro não publicado em português, Ellen White afirmou que Turquia perdeu independência em 1840:
Em 1840 outro notável cumprimento de profecia despertou amplo interesse. Dois anos antes Josiah Litch, um dos pastores que liderava a pregação da segunda vinda, publicou uma exposição de Apocalipse 9, predizendo a queda o Império Otomano e especificando não apenas o ano mas o dia exato em que isso aconteceria. De acordo com essa exposição, que era uma simples questão de cálculo dos períodos proféticos da Escritura, o governo turco renunciaria à sua independência no dia 11 de agosto de 1840. A predição foi amplamente divulgada, e milhares observaram o curso dos acontecimentos com ávido interesse. Bem no tempo especificado a Turquia, por meio de seus embaixadores, aceitou a proteção dos poderes aliados da Europa e, dessa maneira, se colocou sob o controle de nações cristãs. O acontecimento cumpriu exatamente a predição.1
Guarde bem o que a Ellen disse: “Dois anos antes [isto é, em 1838] … Josiah Litch … publicou uma exposição de Apocalipse 9, predizendo a queda do Império Romano e especificando … o dia exato, … 11 de agosto de 1840. … O acontecimento cumpriu exatamente a predição.”