• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
adventismo.com.br

adventismo.com.br

adventismo: o que não querem que você saiba

  • o site
    • página inicial
    • origem do site
    • dedicatória
    • quem somos
    • fontes usadas
  • privacidade
  • contato
Você está em: Home / cristianismo autêntico / ex-adventistas / O que levou você a sair da IASD?

O que levou você a sair da IASD?

Postado em 24 de janeiro de 2021 por Marcio Redondo

Imagem do texto: "O que levou você a sair da IASD?"
RESUMO
  • Pergunta que muitos adventistas gostariam de fazer a ex-adventistas: o que levou você a sair da Igreja Adventista do Sétimo Dia?
  • Essa questão foi tratada em um grupo no Facebook. Seguem as respostas:
  • Os motivos são variados. Destacam-se aqueles de natureza doutrinária. Exemplos:
    • O ensino do livro de Hebreus.
    • A falta de base bíblica para o juízo investigativo.
    • Preconceito contra igrejas evangélicas.
    • Ler a Bíblia, especialmente o Novo Testamento.
    • Lições da Escola Sabatina que contradiziam os ensinos adventistas.
    • Testemunho de outros cristãos.
    • Contradições da Ellen White.
    • Estudo bíblico que não permitia usar/citar comentários escritos por outras pessoas.
    • Desrespeito a um cadeirante.
    • Etc.
  • Perguntas para reflexão. A terceira: Você conhece alguém que abandonou o adventismo? Qual foi o motivo?

O que levou você a sair da IASD?

O que levou você a sair da IASD?

Essa é a pergunta que muitos adventistas gostariam de fazer a ex-adventistas. Afinal, o que os levou a abandonar a “igreja remanescente”?

Felizmente há lugares onde podemos encontrar essa resposta. Um deles é um grupo no Facebook chamado exAdventist Outreach [Ex-adventistas evangelizando adventistas, numa tradução livre].1 É grupo relativamente pequeno que hoje tem menos de 700 membros. Aliás, há muitos grupos assim na internet.2

Pois bem, menos de uma semana atrás um dos membros do grupo fez a seguinte pergunta:

“Qual foi aquele artigo de revista, livro, sermão, debate, etc. que mudou sua maneira de pensar sobre o adventismo, mostrando que nem tudo era como lhe ensinaram?”3

Respostas

Seguem as respostas publicadas até esta data (23/01/2021):

“O livro de Hebreus. Ele acabou totalmente com a doutrina do Juízo Investigativo e a do sábado. Acabou com toda a doutrina. Lembro até mesmo de onde eu estava sentada quando percebi que Jesus está assentado à direita do Pai e que ele vive para sempre para interceder por nós. O livro inteiro de Hebreus abriu meus olhos, não deixando uma única sombra de dúvida.” (L. M.)

“Ler Daniel 8. Pude ver que não há nenhuma maneira de enxergar o juízo investigativo nesse capítulo sem violentar o contexto. Isso abriu suficientemente o meu coração para poder ler o livro Seventh-day Adventism renounced [Adventismo do Sétimo Dia abandonado], escrito por Canright, um ex-pastor adventista que conheceu pessoalmente Ellen White. Por acaso o encontrei numa caixa de livros que meu avô estava prestes a jogar fora. Então, as fichas começaram a cair.” (S. D. W.)

“Ir direto até o livro de Hebreus, depois de acompanhar as postagens de uma irmã que ainda estava na igreja (acredito que agora esteja fora) que continuava postando no Facebook sobre o fato de que já estamos salvos. Não levou muito tempo para eu perceber que o juízo investigativo era uma farsa. Foi um sincronismo perfeito: as dúvidas que eu estava tendo, as postagens daquela irmã, e eu ir para o livro de Hebreus e lê-lo. Foi definitivamente uma coisa de Deus!” (B.C. M.)

“O pastor da IASD me disse que o motivo de ele não ir visitar a escola cristã interdenominacional que nossos filhos frequentavam e não ajudar nos cultos com os os alunos era o mesmo motivo de também não frequentar a um bar.” (G. H.)

“Um dos pastores da igreja adventista do sétimo dia que eu frequentava me desafiou a ler o Novo Testamento. Ele veio até a classe da Escola Sabatina e desafiou a todos nós. A leitura do Novo Testamento foi o que me levou a seguir Jesus e deixar a IASD.” (Diana L.)

“Ouvi, numa igreja adventista do sétimo dia, um sermão que dizia que a salvação sem obras prévias era chamada de ‘graça barata’! Aquele sermão tirou a glória de Deus e a colocou sobre o homem. Heresia!” (David L.)

“No meu caso foram lições da Escola Sabatina de 2017 que tratavam da lei em Gálatas e Romanos. Essas lições admitiram que Paulo está falando de toda a lei, especialmente quando citaram as palavras de Ellen White de que, em Gálatas, a palavra ‘lei’ se refere à totalidade da lei.” (I. R.)

“Foi ler o livro de Greg Taylor Discovering the new covenant [Descobrindo a nova aliança]. Para mim foi revolucionário, totalmente revolucionário. E, então, ler as cartas de Gálatas, Efésios… e ouvir mensagens de áudio do grupo Former Adventists [Ex-adventistas].” (M. R.-B.)4

“Meu irmão compartilhou comigo um texto que imprimiu no seu computador, um texto com mais de 50 casos em que a Ellen White contradiz a Bíblia. Li as primeiras contradições, e pronto. Eu estava fora. Depois li Gálatas… Foi a gota d’água.” (F.A. G.-W.)

“Participar de um grupo de estudo bíblico que não permitia usar comentários bíblicos para você responder. Só a Bíblia! Em seguida, estudamos o livro de João. O verdadeiro divisor de águas foi uma série de estudos sobre a nova aliança feito pelo pastor Clay Pecks, um ex-adventista que estudou na Universidade de Andrews, a mais importante universidade adventista.5 Outra coisa foi um livro de Max Lucado chamado In the grip of grace [Nas garras da graça],6 que comprei por 25 centavos de uma pessoa que estava se desfazendo de um monte de coisas. Mudou minha vida!” (L. R. S.)

“Quando criança, dos 10 mandamentos de Êxodo 20, exigiram que eu memorizasse só o 4º mandamento, do início ao fim, dos versículos 8 ao 11. Então o Espírito Santo abriu meus olhos para problemas no livro O grande conflito, no qual há um sério conflito com a Bíblia. É que Êxodo 20.8 diz ‘Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo’, MAS Romanos 6.14 ensina que ‘o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça’. Algo estava profundamente errado naquela descrição apresentada em O grande conflito.” (F. M.)

“Para mim a gota d’água foi ser desafiada a ler os últimos 4 capítulos de O grande conflito, para verificar se não era mesmo verdade. Eu já vinha questionando isso, mas na mesma época descobri o livro The White lie [A mentira White]. E, quando ainda era adventista, fiquei tão indignada quando ouvi Mark Finley, um pastor adventista conhecido por seus programas de televisão, dizer que guardar o sábado livraria você da depressão.” (D. T. K.)

“Li o livro Primeiros escritos… Lixo!” (J. W.)

“As lições trimestrais da Escola Sabatina sobre o livro de Romanos, 10 anos atrás. Ler Romanos 10 sem os comentários da Ellen White apenas me deu clareza a respeito da justiça pela fé. Naquela ocasião as escamas caíram dos meus olhos e já não conseguia continuar, de boa fé, sendo um adventista do sétimo dia.” (L. P.)

“A Bíblia.” (A. H.)

“Ler Hebreus 9 e 10. Jesus foi para o céu e se assentou ao lado de seu Pai. Não esperou até 1844 para fazer isso.” (E. B.)

“Nos almoços da igreja me diziam para esperar os outros membros da igreja, antes de eu, na minha cadeira de rodas, ir para a fila para me servir. Com isso eu perdia o ônibus para casa, que passava só de hora em hora.” (B. R.)

“Para mim foi Mateus 25.31-46, quando Jesus separava as ovelhas dos bodes. Ele não mencionou nem o sábado nem a lei… Isso me fez pensar! Também em João 15 e 16, quando Cristo falou do Consolador, ele não prometeu um profeta (ou uma profetisa). E Colossenses 2.16-17, que diz que ninguém deve julgar você… Aquelas passagens, para não mencionar Deuteronômio 5 e Êxodo 20… Descobri que eu não estava no Egito, não tinha sido escravo, então por que eu deveria guardar o sábado? E fui me aprofundando nas Escrituras e larguei o adventismo.” (S. L. F.)

“Um artigo que foi publicado na revista Proclamation! — mantida por ex-líderes adventistas — e que compara a primeira ‘visão’ de Ellen White com a do fundador do mormonismo, Joseph Smith. É aquela visão do fio verde.” (N. R.)7

“Li Efésios 1… E continuei lendo… descobrindo as mentiras que me foram ensinadas na Igreja Adventista do Sétimo Dia.” (M. L.)

“Comecei a ler um livro sobre a história adventista. Enquanto o livro contava por que os adventistas acreditam que a Ellen White é profetisa, o autor se referia o tempo todo a Jeremias 23. Por isso, decidi ler aquele capítulo inteiro da Bíblia. Cheguei ao versículo 30, que dizia, na tradução da NIV, ‘portanto, assim diz o SENHOR, eu sou contra os profetas que roubam palavras que supostamente eu disse’. Eu já havia ouvido vários adventistas dizerem que ela plagiou. Aqui em Jeremias 23.30 diz claramente que Deus é contra os profetas que roubam palavras uns dos outros. Então, decidi ler um dos livros da Ellen. O único que eu tinha era Primeiros escritos, o qual, conforme J. W. escreveu acima num comentário nesta postagem, é ‘lixo’. Pensei que talvez eu tivesse um dos poucos livros da Ellen que talvez não fossem mais impressos… Fui a uma livraria adventista perto de casa, e eles ainda vendem esse livro! Não posso acreditar que alguém possa ler o livro e permanecer adventista. Ele está tão cheio de bobagens. Foi ali que ela escreveu sobre anjos terem cartões ‘dourados’ para entrar e sair do céu. Que lorota!” (V.A.V.)

Uma avaliação

O que se vê acima são motivos variados. Mas a maioria das razões alegadas é de natureza doutrinária. Aliás, uma pesquisa feita na Austrália sugere que a liderança da IASD está errada quando diz que o principal motivo de pessoas abandonarem o sistema religioso adventista é por razões pessoais. A pesquisa revela que o motivo é fundamentalmente doutrinário.

Mas é inquestionável que foi o Espírito Santo quem operou nessas vidas e as libertou. Jesus Cristo afirmou que o Espírito Santo convence “o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. É ele que nos mostra os erros.

Nenhum adventista sério pode desconsiderar as respostas à pergunta “O que levou você a sair da IASD?”.

Por isso, ore fervorosamente a Deus. Clame a ele para que ele mesmo esclareça a verdade. E siga Jesus, custe o que custar.

Para refletir

  1. Se você é adventista, quais são as perguntas mais difíceis para você responder sobre o adventismo? E por que essas perguntas são tão difíceis?
  2. Se você não é adventista, o que você pode dizer com todo amor a um adventista para que ele abandone o erro?
  3. Você conhece alguém que abandonou o adventismo? Qual foi o motivo?
  4. Quais são as dificuldades que alguém enfrenta quando abandona o adventismo para seguir a verdade?
  5. Das respostas à pergunta “O que levou você a sair da IASD?”, qual mis impactou você?
NOTAS
1. https://www.facebook.com/groups/112170988825941/. Até esta data o grupo é aberto, e suas postagens podem ser vistas por qualquer pessoa com uma conta no Facebook.

2. Mesmo sem nunca ter sido adventista, me permitiram participar de alguns deles em português e inglês.

3. https://www.facebook.com/groups/112170988825941/permalink/3739335276109476/. Os testemunhos a seguir foram feitos nos comentários a essa postagem no Facebook e foram traduzidos contextualizando o depoimento de cada um. A postagem “O que levou você a sair da IASD?” apresenta todos os testemunhos feitos até esta data.

4. O Testemunho de Greg Taylor, ex-pastor adventista está disponível aqui no site.

5. Clay Pecks mantém o site https://graceplaceclaypeck.weebly.com/.

6. Edição em português: Nas garras da graça (Rio de Janeiro: CPAD, 2018).

7. A Ellen menciona essa visão em seu livro Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 29.
» CONTINUAR LENDO
» OCULTAR FINAL DA POSTAGEM
Compartilhe na sua rede social preferida

Postagens relacionadas:

  • Uma meia verdade adventista
  • O adventismo do sétimo dia é uma seita?
  • Igreja Nazista do Sétimo Dia
  • A Bíblia adulterada pelos adventistas
  • Testemunho de Greg Taylor, ex-pastor adventista

Categoria da postagem: ex-adventistas Etiquetas: ex-adventistas

Sidebar primária

Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, versículo 2)

Postagens recentes

  • Ellen White: a papisa adventista
  • Em quem Deus pensou quando fez o sábado?
  • Será que pecado é mesmo transgressão da lei?
  • Os plágios de EGW: chá e café
  • A lésbica “Ellen Gould White”

Categorias

  • cristianismo autêntico
    • a mensagem
    • passagens arrasadoras
    • estudos bíblicos
    • ex-adventistas
  • adventismo
    • os adventismos
    • identificando
      • literatura adventista
      • sites adventistas
      • vídeos adventistas
      • músicos adventistas
    • uma seita?
  • Ellen White
    • plágio
    • hipocrisia
    • profecias não cumpridas
    • erros de história
    • White versus White
    • Israel Dammon
    • uma avaliação
  • ensinos particulares
    • A Lei
    • Jesus
    • conflitos com a Bíblia
    • sábado
    • Trindade
    • vegetarianismo
    • sono e destruição da alma
  • ética problemática
    • Bíblia adulterada
    • aborto
    • racismo
    • LBGT
    • Ellen White: ensinos desobedecidos
  • refutando
    • distorções da Bíblia
  • saiba mais
    • português
      • livros
      • vídeos
      • websites

Etiquetas

"Bíblia" adventista 1João 3.4 1864 aborto amalgamação a queda arrebatamento carne cartas casamento Colossenses 2.16-17 conta que não fecha crianças crucificação culto dos anjos cólera Dez Mandamentos editoras adventistas empréstimo Enoque expiação fim dos tempos gordura Gálatas 4.10 J. N. Andrews James White Jesus Joseph Bates L. B. Coles lava-pés leis civis leis morais literatura adventista metodismo nazismo Nova Aliança pastores metodistas peixe plágio profecias não cumpridas revistas adventistas Segunda Guerra Mundial torre de Babel uso de joias violência

adventismo.com.br - Copyright© 2020–2025