• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
adventismo.com.br

adventismo.com.br

adventismo: o que não querem que você saiba

  • o site
    • página inicial
    • origem do site
    • dedicatória
    • quem somos
    • fontes usadas
  • privacidade
  • contato
Você está em: Home / ensinos particulares / sábado / Adventistas de Tonga guardam o domingo!

Adventistas de Tonga guardam o domingo!

Postado em 8 de janeiro de 2022 por Marcio Redondo

Imagem da postagem: "A IASD de Tonga guarda o domingo!"
Linha Internacional de Data indicada pelas setas azuis. Tonga, pelo círculo amarelo. Nova Zelândia, pelo oval cor laranja. Samoa, pelo triângulo vermelho. Iraque, pelo retângulo preto. E Londres, pelo losango marrom.
RESUMO
  • Acredite se quiser… Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Tonga, pequeno país no Oceano Pacífico, o sétimo dia é o domingo! E a Associação Geral (isto é, mundial) da IASD acha tudo muito natural.
  • A origem do problema entre Tonga e a IASD de países vizinhos chama-se Linha Internacional de Data, que é uma invenção humana para tentar resolver o problema de onde começam os dias da semana, pois, afinal, a terra é redonda.
  • De acordo com a Linha Internacional de Data, às 6h da manhã de sexta-feira em Londres, são 3h madrugada da sexta-feira no Brasil, 7h da noite da quinta-feira em Samoa, MAS 6h da tarde de sexta-feira na Nova Zelândia e em Tonga. Para os adventistas da Nova Zelândia o sétimo dia está começando, mas para os de Tonga, o sétimo dia vai começar 24 horas depois!
  • Perguntas para os adventistas relacionadas à Linha Internacional de Data e aos ensinos da Ellen White:
    • Por que os adventistas de Tonga guardam o domingo como o sétimo dia?
    • Qual o fuso horário do céu?
    • No céu o sábado tem 24 ou 48 horas?
    • Por que os adventistas desconsideram o sétimo dia da criação?
  • Meu desafio pessoal a adventistas pensantes.
  • Qual o verdadeiro sábado?
  • Quatro perguntas para refletir. A última delas: De que maneira Jesus Cristo é o sábado para você?

A IASD de Tonga guarda o domingo!

Isso vai dar nó na cabeça de muito adventista. Onde já se viu adventista que se preze guardar o domingo? Mas é fato: a IASD de Tonga, um pequeno país-arquipélago no Oceano Pacífico, guarda o domingo! (Tonga aparece dentro de círculo amarelo no mapa acima.)

E o pior é que, para não desagradar os adventistas tonguenses, a Associação Geral aceita essa incoerência numa boa. Aliás, publicações oficiais adventistas reconhecem que para os adventistas de Tonga o sétimo dia cai no domingo!1 Pode isso, Arnaldo?

Você, adventista que me lê, já ouviu seu pastor mencionar essa incoerência? Ou pelo menos tentar explicá-la? Você acha que ele conseguiria? Duvido.

A Linha Internacional de Data

A origem da discórdia entre os adventistas sobre o exato dia de guardar o sábado em países situados no Oceano Pacífico é resultado direto de uma criação humana: a Linha Internacional de Data (LID).

E o que é essa Linha Internacional de Data? A resposta é simples: é uma linha imaginária que indica onde começa cada dia da semana! Como estamos acostumados a pensar em nosso mundinho limitado, para muitos é difícil entender que qualquer dia da semana precisa começar e que, à medida que o planeta Terra vai girando, esse dia vai começando em novos lugares. Um exemplo claro para os brasileiros é que o sábado —ou qualquer outro dia — no Rio Grande do Norte começa 3 horas antes que no Acre!

Se você gosta de mapas, dê uma olhada na imagem acima. Ela apresenta um mapa mundi com os fusos horários, isto é, com o horário de cada região da Terra. Para sua conveniência, uso setas azuis para indicar a Linha Internacional de Data, oval na cor laranja para a Nova Zelândia, triângulo vermelho para Samoa, retângulo preto para o Iraque e losango marrom para Londres. Esses lugares serão mencionados mais abaixo.

O mundo sempre foi redondo, mas, antes das grandes descobertas do século 16, as quais mostraram que era possível dar a volta ao redor do mundo, as pessoas não haviam percebido que tem de existir um ponto ou, melhor, um meridiano que marque o início do dia. Para facilitar a vida de todos, especialmente daqueles que moram onde o Oriente e o Ocidente se encontram, os países do mundo inteiro aceitam o moderno sistema inventado e aperfeiçoado por cientistas. E nesse sistema a LID ocupa posição central.

Repito. A Linha Internacional de Data é reconhecida por todos os povos e países. Apenas tribos isoladas, que nunca tiveram contato com a civilização, não são influenciadas pela LID.2

Para quem gosta de detalhes técnicos, a LID fica exatamente 180º a leste e 180º a oeste do famoso meridiano que passa pelo Observatório Real Greenwich, em Londres, na Inglaterra. De acordo com regras criadas e aceitas em todo o mundo, quando o relógio marca meio-dia em Londres, está marcando meia-noite, isto é, o início de um novo dia, nos vários países por onde passa a LID. Um desses países é, por exemplo, a Nova Zelândia.

Para dar um exemplo mais próximo da gente, o Brasil fica a 15 horas da LID. Ou seja, quando começa a queima de fogos de artifício comemorando a chegada do Ano Novo na Nova Zelândia, aqui no Brasil ainda é 9 horas da manhã do dia 31 de dezembro. Vai levar 15 horas até chegar o momento dos brasileiros soltarem soltarem rojões. A razão é simples: a Nova Zelândia está 15 horas na frente do Brasil.

É 6h da manhã em Londres e é…

  • 6h da tarde de sexta-feira na Nova Zelândia, em outras palavras, o sétimo dia da Bíblia está começando naquele país. Também é 6h da tarde de sexta-feira em Tonga, mas os adventistas dali decidiram que o sétimo dia só começa 24 horas depois!
  • 7h da noite de quinta-feira em Samoa Americana, um arquipélago pertencente aos Estados Unidos!
  • 3 da madrugada de sexta-feira em Brasília.
  • 9 da manhã de sexta-feira no Iraque, onde ficava o Jardim do Éden.

Perguntas para os adventistas

Seguem perguntas para os adventistas que buscam coerência.

Por que os adventistas de Tonga guardam o domingo?

Há vários países ao redor de Tonga. Para os adventistas de todos eles, o sétimo dia é o sábado, mas para os de Tonga é o domingo.

Qual a origem dessa doideira? A resposta é: divergência de interpretação e aplicação da Linha Internacional de Data. Mas vamos lembrar que a LID é uma criação humana, e os adventistas se submetem a uma criação humana — e não a algo estabelecido por Deus — para determinar o dia de sábado! Por isso não se entendem sobre o assunto. Simples assim.

Qual o fuso horário do céu?

Ligado à Linha Internacional de Data tem a questão do fuso horário. O dia está dividido em 24 horas, então existem, em princípio, 24 fusos horários. Aqui no Brasil temos exemplo disso: quando é 19h no Distrito Federal, em Mato Grosso é 18 h e no Acre é 17.

E, segundo a Ellen White,

“Todo o céu guarda o sábado.”1

Os adventistas insistem que, após os seis dias da criação, Deus guardou o sétimo dia. Logo, ele guardou um dia de 24 horas. E — repare bem — guardou o sábado no fuso horário do Jardim do Éden.

Será que o sábado no céu dura cerca de 24 horas? Nesse caso, o céu segue o fuso horário de qual lugar daqui da terra? Londres? Jerusalém? Washington? Jardim do Éden? Silver Spring (sede da Associação Geral da IASD)? Ou será que segue o da minha querida Tatuí? Afinal, dizem que Deus é brasileiro.

Sábado de 24 ou 48 horas?

Se, conforme a crença de adventistas, o sábado é guardado no céu na mesma hora que aqui na terra, surge outra pergunta ainda mais complicadora: no céu o sábado dura 24 horas ou quase 48 horas? Afinal, quando o sol se põe na sexta-feira na Nova Zelândia, os adventistas dali estão começando a guardar o sábado, mas, não muito longe dali, em Samoa Americana o sol se pôs um pouco antes, marcando o início da sexta-feira! O fim do sábado em Samoa acontecerá um pouco antes do pôr do sol do domingo na Nova Zelândia!

Quatro tabelinhas vão ajudar a entender melhor a questão. Vamos comparar Nova Zelândia (NZ) e Samoa. E, para efeito de raciocínio, vamos supor que nessa época do ano o pôr do sol aconteça às 18h. Estou usando a palavra shabbat para indicar o dia de guarda determinado na Velha Aliança. Aqui a palavra sábado indica o dia da semana que começa à meia-noite de sexta-feira e termina 24 horas depois.

Começa o shabbat na Nova Zelândia (NZ):

6ª-feira 18h na NZ é 5ª-feira 19h em Samoa
shabbat começa na NZ

23 horas depois:

sábado 17h na NZ é 6ª-feira 18h em Samoa
shabbat começa em Samoa

1 hora depois:

sábado 18h na NZ é 6ª-feira 19h em Samoa
shabbat termina na NZ

23 horas depois:

domingo 17h na NZ é sábado 18h em Samoa
shabbat termina em Samoa

Acaso o sábado no céu dura enquanto for sábado em alguma região daqui do planeta Terra? Ou seja, será que o sábado celeste dura quase 48 horas?

Por que os adventistas desconsideram o sétimo dia da criação?

Os adventistas do sétimo dia insistem em que Deus, logo após terminar a criação do mundo, guardou o primeiro sábado terrestre. Também insistem em que Adão e Eva guardaram aquele dia junto com Deus. Em outras palavras, o primeiro sábado do planeta Terra começou no Jardim do Éden. De acordo com os estudiosos, esse jardim ficava em algum lugar do país conhecido hoje pelo nome de Iraque.

Para serem coerentes, os adventistas deveriam aceitar a autoridade da Bíblia e considerar o Iraque (e não Londres) como ponto de referência para determinar o início e o fim do sábado em cada canto do mundo. Em outras palavras, é o o Jardim do Éden, e não o Observatório Real de Greenwich, o ponto de referência para decidir quando começa o dia de descanso.

Como o Iraque de hoje ficava — e o Jardim do Éden do passado ficava — a 3 horas a leste de Londres, seria preciso recalcular o dia de sábado de todos os países a leste. Aliás, isso evitaria problemas justamente como os de Tonga.

Nesse caso, os adventistas da Rússia, da China, da Índia, do Japão, da Austrália, da Nova Zelândia e de um montão de outros países deveriam guardar o sábado no dia que chamamos de domingo! Exatamente como os de Tonga estão fazendo. Que ironia: os adventistas de Tonga estão certos!

Meu desafio

Para os adventistas, especialmente para aqueles que são estudantes e aqueles que são bons de raciocínio abstrato, meu desafio é que mostrem se estou errado. Onde está eventual erro nas minhas premissas e no meu raciocínio?

Não tenho problema em mudar de posição. Já fiz isso antes. Mas primeiro é preciso me mostrar claramente que estou errado.

Qual o verdadeiro sábado?

A guarda do sétimo dia foi dada aos israelitas por ocasião da celebração da Velha Aliança. A Velha Aliança eram os Dez Mandamentos:

“[Moisés] escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras.” (Êxodo 34.28)

“Então, vos anunciou ele a sua aliança, …, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” (Deuteronômio 4.13)

E o sábado era o sinal da Velha Aliança:

“Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua… Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre.” Êxodo 31.16-17)

Mas o profeta Jeremias profetizou que Deus substituiria a Velha Aliança por uma Nova aliança. Aliás, ele não deixa nenhuma dúvida de que a Nova Aliança seria bem diferente da Velha e de que os próprios israelitas haviam anulado aquela Velha Aliança.

“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança.” (Jeremias 31.31-32)

Os verdadeiros cristãos estão debaixo da Nova Aliança. O sinal da Nova Aliança é outro, a saber a celebração da morte de Cristo por nós, isto é, a Ceia do Senhor (ou Santa Ceia, ou Eucaristia).

“Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto … em memória de mim.” (1Coríntios 11.24)

Na Carta aos Colossenses o apóstolo Paulo deixa claro que o dia de sábado era sombra:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de … sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir.” (Colossenses 2.16-17)

A propósito, se você quer entender melhor essa passagem de Paulo (Colossenses 2.16-17), dê uma olhada na postagem Sábado e comida são sombra.

O verdadeiro sábado, a realidade por trás da sombra de coisas futuras, é Jesus Cristo:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Para refletir

  1. Qual a base para a Ellen White afirmar que “todo o céu guarda o sábado”?
  2. O que você diz sobre a divergência entre os adventistas de Tonga, para os quais o domingo é que é o sétimo dia, e os adventistas de países vizinhos? Quem está certo?
  3. Como você entende a Velha e a Nova Aliança e seus respectivos sinais?
  4. De que maneira Jesus Cristo é o seu sábado?
NOTAS
1. Por exemplo, G. Burnside, “Why Seventh-day Adventists Keep Sunday in Tonga”, Ministry Magazine, edição de janeiro de 1966, disponível em https://www.ministrymagazine.org/archive/1966/01/why-seventh-day-adventists-keep-sunday-in-tonga, acesso em 26 dez. 2021.

2. A Wikipedia tem um artigo bom e esclarecedor sobre a Linha Internacional de Data: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Internacional_de_Data, acesso em 26 dez. 2021.
» CONTINUAR LENDO
» OCULTAR FINAL DA POSTAGEM
Compartilhe na sua rede social preferida

Postagens relacionadas:

  • Igreja Nazista do Sétimo Dia
  • A Bíblia adulterada pelos adventistas
  • Testemunho de Greg Taylor, ex-pastor adventista
  • Uma meia verdade adventista
  • Adventistas-raiz X adventistas-nutella

Categoria da postagem: sábado Etiquetas: sábado, Linha Internacional de Data

Sidebar primária

Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. (Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, versículo 2)

Postagens recentes

  • Ellen White: a papisa adventista
  • Em quem Deus pensou quando fez o sábado?
  • Será que pecado é mesmo transgressão da lei?
  • Os plágios de EGW: chá e café
  • A lésbica “Ellen Gould White”

Categorias

  • cristianismo autêntico
    • a mensagem
    • passagens arrasadoras
    • estudos bíblicos
    • ex-adventistas
  • adventismo
    • os adventismos
    • identificando
      • literatura adventista
      • sites adventistas
      • vídeos adventistas
      • músicos adventistas
    • uma seita?
  • Ellen White
    • plágio
    • hipocrisia
    • profecias não cumpridas
    • erros de história
    • White versus White
    • Israel Dammon
    • uma avaliação
  • ensinos particulares
    • A Lei
    • Jesus
    • conflitos com a Bíblia
    • sábado
    • Trindade
    • vegetarianismo
    • sono e destruição da alma
  • ética problemática
    • Bíblia adulterada
    • aborto
    • racismo
    • LBGT
    • Ellen White: ensinos desobedecidos
  • refutando
    • distorções da Bíblia
  • saiba mais
    • português
      • livros
      • vídeos
      • websites

Etiquetas

1840 1850 adventistas históricos Adão Assembleias de Deus Bíblia adulterada certeza de salvação confissão de pecado E. J. Waggoner Epístola aos Magnésios Epístola de Barnabé erros de história evangelho graça incerteza de salvação inspiração da Bíblia intercessão de Cristo licor Luther King manipulação estatística Marcos 2.27 Mateus 27.8-10 morte morte de Jesus oferta pela culpa os adventismos pastores presbiterianos perder a salvação perseguição aos judeus queda Relatório Veltman religião S. N. Haskell santuário celeste sites adventistas sono da alma traição transgressão da lei traídos pelo adventismo Trindade vinagre vídeos adventistas vídeos informativos em português William Miller África do Sul

adventismo.com.br - Copyright© 2020–2025