RESUMO |
---|
|
A IASD de Tonga guarda o domingo!
Isso vai dar nó na cabeça de muito adventista. Onde já se viu adventista que se preze guardar o domingo? Mas é fato: a IASD de Tonga, um pequeno país-arquipélago no Oceano Pacífico, guarda o domingo! (Tonga aparece dentro de círculo amarelo no mapa acima.)
E o pior é que, para não desagradar os adventistas tonguenses, a Associação Geral aceita essa incoerência numa boa. Aliás, publicações oficiais adventistas reconhecem que para os adventistas de Tonga o sétimo dia cai no domingo!1 Pode isso, Arnaldo?
Você, adventista que me lê, já ouviu seu pastor mencionar essa incoerência? Ou pelo menos tentar explicá-la? Você acha que ele conseguiria? Duvido.
A Linha Internacional de Data
A origem da discórdia entre os adventistas sobre o exato dia de guardar o sábado em países situados no Oceano Pacífico é resultado direto de uma criação humana: a Linha Internacional de Data (LID).
E o que é essa Linha Internacional de Data? A resposta é simples: é uma linha imaginária que indica onde começa cada dia da semana! Como estamos acostumados a pensar em nosso mundinho limitado, para muitos é difícil entender que qualquer dia da semana precisa começar e que, à medida que o planeta Terra vai girando, esse dia vai começando em novos lugares. Um exemplo claro para os brasileiros é que o sábado —ou qualquer outro dia — no Rio Grande do Norte começa 3 horas antes que no Acre!
Se você gosta de mapas, dê uma olhada na imagem acima. Ela apresenta um mapa mundi com os fusos horários, isto é, com o horário de cada região da Terra. Para sua conveniência, uso setas azuis para indicar a Linha Internacional de Data, oval na cor laranja para a Nova Zelândia, triângulo vermelho para Samoa, retângulo preto para o Iraque e losango marrom para Londres. Esses lugares serão mencionados mais abaixo.
O mundo sempre foi redondo, mas, antes das grandes descobertas do século 16, as quais mostraram que era possível dar a volta ao redor do mundo, as pessoas não haviam percebido que tem de existir um ponto ou, melhor, um meridiano que marque o início do dia. Para facilitar a vida de todos, especialmente daqueles que moram onde o Oriente e o Ocidente se encontram, os países do mundo inteiro aceitam o moderno sistema inventado e aperfeiçoado por cientistas. E nesse sistema a LID ocupa posição central.
Repito. A Linha Internacional de Data é reconhecida por todos os povos e países. Apenas tribos isoladas, que nunca tiveram contato com a civilização, não são influenciadas pela LID.2
Para quem gosta de detalhes técnicos, a LID fica exatamente 180º a leste e 180º a oeste do famoso meridiano que passa pelo Observatório Real Greenwich, em Londres, na Inglaterra. De acordo com regras criadas e aceitas em todo o mundo, quando o relógio marca meio-dia em Londres, está marcando meia-noite, isto é, o início de um novo dia, nos vários países por onde passa a LID. Um desses países é, por exemplo, a Nova Zelândia.
Para dar um exemplo mais próximo da gente, o Brasil fica a 15 horas da LID. Ou seja, quando começa a queima de fogos de artifício comemorando a chegada do Ano Novo na Nova Zelândia, aqui no Brasil ainda é 9 horas da manhã do dia 31 de dezembro. Vai levar 15 horas até chegar o momento dos brasileiros soltarem soltarem rojões. A razão é simples: a Nova Zelândia está 15 horas na frente do Brasil.